Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

São Gonçalo lidera ranking de 'gatos de luz' da Enel

Na segunda posição aparece a cidade de Itaboraí

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de setembro de 2020 - 13:49
Na segunda posição aparece a cidade de Itaboraí
Na segunda posição aparece a cidade de Itaboraí -

A Enel Distribuição Rio acaba de fechar o ranking dos municípios atendidos pela distribuidora com os maiores índices de furto de energia no primeiro semestre de 2020. São Gonçalo lidera a lista, com índice de 39% de furto de energia. Isso significa que, de toda energia distribuída pela companhia na cidade, cerca de 40% é perdida – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”. Itaboraí vem na sequência, com índice de 32%, e Duque de Caxias ocupa a terceira posição, com 31%. As cidades de Araruama (28%) e Maricá (23%), ambas na Região dos Lagos; Magé (25%), na Baixada Fluminense; e Campos dos Goytacazes (24%), no Norte Fluminense, aparecem em seguida entre as cidades com maior incidência de furto de energia.

A Enel irá intensificar ainda mais o combate ao furto de energia no segundo semestre, realizando inspeções constantes e operações conjuntas com a Polícia Civil e Militar para coibir a fraude, que também causa riscos de segurança e prejudica a qualidade do fornecimento de energia para todos.

Furtar energia é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Além disso, a prática põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 64 operações em parceria com a Polícia Civil em 23 cidades da área de concessão da companhia.

Além de prejudicar a qualidade do fornecimento do serviço, os “gatos” impactam também o valor da tarifa de energia, já que a agência reguladora do setor elétrico (Aneel) leva em conta as perdas de cada distribuidora para calcular a tarifa de cada empresa. Dessa forma, como os custos de distribuição de energia são divididos entre todos os clientes, todos pagam pelo furto.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: http://www.eneldistribuicao.com.br/rj/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.

Matérias Relacionadas