Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Mais de 75% das mortes de gonçalenses por Covid-19 aconteceram em unidades públicas de saúde

34% das mortes aconteceram longe do município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de agosto de 2020 - 17:02
Unidades públicas de saúde em São Gonçalo concentram maior número de óbitos na cidade
Unidades públicas de saúde em São Gonçalo concentram maior número de óbitos na cidade -

Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de São Gonçalo mostram que 75,64% dos 620 gonçalenses que morreram em decorrência de Covid-19, dentro ou fora do município, estavam em unidades de saúde municipais, estaduais (incluindo hospitais de campanha) e federais. Cerca de 24,35% foram registrados em hospitais particulares. Do total de mortos, 34,19% foram notificados fora da cidade.

Analisando separadamente, as unidade municipais dentro de São Gonçalo registraram 194 óbitos. Já as unidades que são de responsabilidade do Estado, foram 133 mortes. As UPAs do Colubandê e Santa Luzia, e o Hospital Estadual Alberto Torres foram os que atuaram na linha de frente enquanto o hospital de campanha de São Gonçalo não havia sido entregue.

Em dois meses de funcionamento, o Hospital de Campanha registrou a morte de cinco pessoas, sendo três de moradores gonçalenses.

Segundo a Vigilância, os hospitais particulares da cidade apresentaram uma taxa pequena de mortalidade por coronavírus. Apenas 13% das mortes de gonçalenses ficaram concentradas nessas unidades.

Mortes de gonçalenses fora do município

Ao todo, 212 dos 620 óbitos por Covid-19 se concentraram fora da cidade de São Gonçalo. Nestes dados, as unidades particulares ganharam maior destaque, tendo 33% dos óbitos de gonçalenses pelo vírus, em seguida aparecem as unidades estaduais, com 23% de perdas pela doença. As unidades federais alcançaram uma taxa bem parecida com as estaduais, chegando a 22%.

As unidades municipais de outras cidades registraram 16% das mortes de gonçalenses que foram internados fora de São Gonçalo. Nos hospitais de campanha, nove gonçalenses morreram por Covid-19 em unidades espalhadas pelo estado.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou na última quinta (20), 625 mortes por Covid-19.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas