Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Dia dos Pais: conheça a história de três pais solteiros e suas dificuldades na criação dos filhos

Saiba mais sobre três histórias de emoção e amor entre pais e filhos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de agosto de 2020 - 08:26
Marcio é pai de Brenda e cria a menina junto com a mãe
Marcio é pai de Brenda e cria a menina junto com a mãe -

Por Ana Carolina Moraes*

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo (09). Pensando nisso, o jornal O SÃO GONÇALO reuniu histórias de pais solteiros que criam seus filhos com a guarda compartilhada ou sem a presença da mãe. Confira a história de três homens que merecem celebrar este dia com amor e felicidade!

Marcio Pereira, de 48 anos, é operador fiscal e pai de Brenda Pereira, de 11 anos. Em 2011, Marcio se separou da mãe de sua filha e, de lá para cá, eles têm criado a menina juntos. Marcio cuida da filha a cada dois fins de semana, por causa do trabalho, e a mãe fica com ela o resto do tempo. "Casamos com apenas 3 meses de namoro, devido à pressão da igreja, ou seja, não tivemos tempo hábil de conhecer um ao outro. Foi nosso grande erro, já que tínhamos gostos diferentes em tudo, daí a discussão era diária, onde aconteceu a separação", contou Marcio sobre o caso.

Apesar de ver a menina apenas a cada dois fins de semana, Marcio se faz presente todos os dias e conversa com a menina pelo telefone. Ele afirma que por causa dos gostos variados, cuidar da menina em compartilhamento com a mãe, as vezes acaba causando alguns desentendimento entre o ex-casal. "Tá sendo complicado, como mencionei, temos gostos diferentes, tenho um jeito de criar, a mãe dela tem outro, deixando nossa filha um pouco rebelde", afirmou.

Segundo Marcio, Brenda adora ir aos shoppings e esse acaba sendo o programa preferido entre o pai e a filha. No Dia dos Pais, Marcio pretende passar o dia todo celebrando com a menina e aconselha: "Aproveitem o tempo para passar com os filhos, até porque os anos passam rápido e é bom ser reconhecido pelo filho como referência na criação."

Um outro exemplo de criação de pai solteiro é Guilherme Moraes, de 30 anos, pai de Arthur Moraes, de 4 anos. Guilherme se separou da mãe de seu filho em 2018. De lá para cá, o menino mora com o pai, mas passa alguns dias na casa da mãe. Guilherme conta que, por causa de seu trabalho como motorista de caminhão, ele teve que colocar Arthur em uma escola integral, mas isso não faz com que ele se mantenha distante da rotina do filho.

"Minha rotina é um pouco corrida durante a semana, pois preciso acordar mais cedo para o serviço e arrumar e levar ele para escola. Por eu ser sozinho, matriculei ele numa escola particular integral para poder trabalhar. Todos os dias eu preciso sair do trabalho no horário certo para dar tempo de ir buscar ele no colégio. Quando chegamos em casa, tenho que fazer as tarefas de casa e cuidar dele, botar para fazer os exercícios da escola e etc. Vejo mais dificuldade em cuidar dele quando ele adoece", afirmou Guilherme, que disse que aos fins de semana consegue ter uma rotina mais tranquila com seu filho, pois conta com a ajuda de seus pais.

Guilherme é pai de Arthur e os dois moram juntos
Guilherme é pai de Arthur e os dois moram juntos |  Foto: Arquivo pessoal

Guilherme conta ainda que seus passeios preferidos com seu filho são: andar de bicicleta e ir à praia. No Dia dos Pais, Guilherme pretende comemorar com um almoço com o pequeno Arthur. Ele afirma que não conseguirá sair de casa, por causa da pandemia, mas pretende passar o dia brincando com Arthur. Guilherme ainda aconselha que os pais fiquem próximos de seus filhos desde pequenos. "O conselho que eu dou é que sempre sejam presente na criação do filho, desde recém-nascido, pois no meu caso isso me deu muitos pontos com meu filho", afirmou ele.

Um outro exemplo de pai solteiro é Leandro Mendes da Silva Azeredo, de 41 anos, que é pai de dois meninos: Bruno Marins Azeredo, de 19 anos, e Daniel Marins Azeredo, de 13 anos. Ele era casado com a mãe dos meninos até que ela acabou se tornando dependente química e abandonou o lar em 2007, quando o filho mais novo ainda era recém-nascido. "Tentei ajudá-la. Internei em centro de reabilitação, mas não deu certo. Ela sempre foi uma mãe zelosa e nunca proibi meus filhos de verem ela, mas já faz três anos que ela não procura os garotos. Eu costumo dizer que são escolhas e que a vida é assim, fazemos escolhas certa e erradas", disse ele.

Leandro afirma que criou os filhos com muito amor e com a ajuda de sua ex-sogra e seus pais. Ele criou o mais novo desde bebê e mantinha a rotina de cuidar dos filhos e de trabalhar de segunda à sexta. "Nunca deixei meus filhos com avós para sair. Passava noites trocando fraldas, fazendo mamadeiras... foi pedreira, mas acredito em associar trabalho e dedicação em tempo total aos meus filhos", disse ele que hoje procura sempre viajar com seus filhos e se manter presente na rotina deles. "Meu filho mais velho inclusive quer seguir carreira militar", afirmou ele.

Leandro cuida de seus filhos desde que a mãe dos meninos se tornou dependente química
Leandro cuida de seus filhos desde que a mãe dos meninos se tornou dependente química |  Foto: Arquivo pessoal


Para o Dia dos Pais, Leandro disse que vai passar o dia trabalhando, mas, quando chegar em casa, no período da noite, ele pretende celebrar com seu pai, que ele afirma ser seu exemplo na vida, e com seus filhos. Ele afirma que a ideia é sair e festejar, nem que seja com uma pizza. Leandro ainda dá um conselho para todos os pais: "Nunca abandonem seus filhos, pois a figura do pai é tão importante quanto a da mãe e mesmo separados sempre procurem, auxiliem, participem e não briguem. Deem sempre o melhor para seu filho, independente de qualquer coisa!", disse ele.

A figura do pai é tão importante e válida quanto a da mãe na criação dos filhos, por isso, nesse Dia dos Pais, celebre e abrace seu filho e se faça sempre presente!

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas