Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9841 | Euro R$ 5,4107
Search

Estado do Rio alcança índice reduzido de contaminação da covid-19 pela 1ª vez

Nível é o menor da região sudeste

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de agosto de 2020 - 15:07
No mesmo nível que o Rio estão apenas os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará
No mesmo nível que o Rio estão apenas os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará -

O Estado do Rio de Janeiro alcançou o índice "reduzido" de contaminação por coronavírus pela primeira vez desde o início da pandemia. De acordo com os números divulgados pelo consórcio de imprensa que analisa as variações de casos e óbitos por covid-19, o índice do estado é o menor da Região Sudeste e um dos menores do país. No mesmo nível que o Rio estão apenas os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará. 

Os números foram comemorados pelo governador Wilson Witzel, destacando as medidas de isolamento feitas no início da pandemia. 

"Tenho certeza que as ações feitas no início da circulação do vírus estão refletindo nos nossos números hoje. Imaginávamos um cenário visto na Espanha, Itália e China, o que não aconteceu aqui. Me solidarizo com os familiares das 14 mil vítimas. Mas está claro que as iniciativas evitaram cerca de 100 mil mortes", diz o governador.

Atualmente, o estado está na bandeira amarela, que significa baixo risco de contaminação. A atualização foi publicada na terceira edição do Mapa de Risco da Covid, divulgado pela Secretaria Extraordinária da Covid-19.

Em todo o estado, a taxa atual de ocupação dos leitos de Covid-19 é de 50% em UTI e de 20% em enfermarias. No final de maio, 79% dos leitos de enfermaria estavam ocupados e 86% dos leitos de UTI estavam em uso.

A fila de espera para internações em UTIs e enfermarias voltadas para o tratamento do coronavírus também diminuiu. Atualmente, 70 casos suspeitos da doença aguardam transferência. Poucos meses atrás o número era mais de 1.500.

"O planejamento precoce foi fundamental para esse resultado. Foram pensados leitos em unidades próprias e leitos extras nos hospitais de campanha, já que o cenário que se apresentava era caótico. Criamos mais de 1.500 leitos exclusivos para o tratamento da Covid e agora estamos no momento de estruturar o legado para a população", explica Alex Bousquet, secretário de Estado de Saúde.

Segundo os dados divulgados, o Estado do Rio atingiu a marca de "reduzido" no dia 4 de agosto. A escala conta com quatro níveis, sendo eles “desacelerado”, “estável”,  “acelerado”, e "reduzido" sendo o menor deles.

Matérias Relacionadas