Entenda a importância da utilização da máscara de proteção individual

O uso incorreto pode tornar a medida de proteção ineficaz

Escrito por Redação 07/08/2020 10:30, atualizado em 07/08/2020 11:11

Por Tatiane Gomes*


 

 

O uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados durante a pandemia do novo coronavírus é obrigatório em meio à luta contra a doença. O acessório, segundo especialistas, ajuda a diminuir as chances de contágio do vírus. Apesar da importância do equipamento de proteção, muitas pessoas estão deixando de fazer uso o que coloca em risco a vida delas e de outras pessoas.


 

Na manhã de ontem (6) no Alcântara, em São Gonçalo, uma equipe do jornal O SÃO GONÇALO, flagrou diversas pessoas sem as mascarás ou fazendo o uso incorreto do equipamento, ficando assim suscetíveis a contaminação e transmissão do vírus pelo ar.


 

 

Apesar do período de flexibilização, a lei estadual que prevê o uso obrigatório de máscaras faciais em espaços públicos, por toda a população, continua em vigor desde o dia 13 de julho deste ano, em todo o estado do Rio. A infração desta determinação pode gerar multa de R$ 106,65 para pessoas físicas e R$ 700 para jurídicas. Conforme o texto publicado no Diário Oficial, os valores podem se multiplicar em até cinco vezes em caso de reincidência. 


 

 

Além de locais abertos ao público, o equipamento de proteção individual devem ser usado também em transportes coletivos e estabelecimentos comerciais.


 

No entanto, apenas usar a máscara não é o suficiente para se proteger contra a doença. É importante ressaltar que o equipamento precisa ser utilizado de forma correta para que seja eficaz como barreira protetora contra o vírus Sars-Cov-2 (coronavírus).


 

"Nesses tempos de pandemia, a máscara é um barreira física para impedir a disseminação do coronavírus e outras doenças respiratórias. Além de ser um item obrigatório em vários estados do Brasil, incluindo o Rio", explicou Ana Sodré, médica e clínica geral.


 

Como usar corretamente a máscara?


 

Confira algumas instruções disponibilizadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) de como fazer o uso e o manuseio correto das máscaras:


 

 Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;


 

A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;


Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;


 

Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;


 

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;


 

Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;


 

Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela roupa velha, o que for.


 

Boletim diário


 

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 10.171 casos confirmados, 7.971 curados, 52 hospitalizados, 1.543 em quarentena domiciliar, 605 óbitos confirmados e 6 óbitos em investigação, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde do município na tarde desta última quinta-feira (6).



*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

O uso incorreto pode tornar a medida de proteção ineficaz
O uso incorreto pode tornar a medida de proteção ineficaz. Foto por Leonardo Ferraz
O uso incorreto pode tornar a medida de proteção ineficaz
O uso incorreto pode tornar a medida de proteção ineficaz. Foto por Leonardo Ferraz
O uso incorreto pode tornar a medida de proteção ineficaz
O uso incorreto pode tornar a medida de proteção ineficaz. Foto por Leonardo Ferraz
Dra. Ana Sodré explica a importância do uso da máscara.
Dra. Ana Sodré explica a importância do uso da máscara.. Foto por Divulgação

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas