Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1846 | Euro R$ 5,532
Search

Ambulante é flagrado supostamente vendendo cloroquina em trem no Rio

Medicamento só pode ser vendido com receita médica

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de agosto de 2020 - 16:51
Imagem mostra homem vendendo medicamento de forma ilegal em trem no Rio
Imagem mostra homem vendendo medicamento de forma ilegal em trem no Rio -

A imagem de um ambulante vendendo medicamentos, entre eles supostamente estaria a hidroxicloroquina, viralizou nas redes sociais nesta quarta (5). De acordo com o o site da Rádio Tupi, a situação aconteceu no trem Ramal Japeri, na Região Metropolitana do Rio, e o ambulante estaria negociando com um passageiro a venda do medicamento que foi alvo de polêmica neste período de pandemia.

A Supervia, concessionária responsável pelos trens no Rio, disse para o jornal da Tupi que os agentes não possuem poder de polícia, não tendo competência ou habilitação para a apreensão de mercadorias. A empresa disse ainda que é proibida a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles autorizados pela Administração Ferroviária.

Já a Polícia Militar informou que o Grupamento de Policiamento Ferroviário tem uma ação chamada de “Parada Programada”, que consiste em uma revista no vagões durante a parada de uma composição, com o intuito de coibir qualquer tipo de irregularidade.

Hidroxicloroquina somente com receita

No último dia 24 de julho, após muitas opiniões contrárias e artigos afirmando que a hidroxicloroquina não poderia ser eficaz no combate ao coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda sem receita desse medicamento em farmácias.

Ainda segundo a Anvisa, o objetivo da norma é impedir a compra indiscriminada de medicamentos que têm sido amplamente divulgados como potencialmente benéficos no combate à infecção pelo novo coronavírus, embora ainda não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da doença.

Matérias Relacionadas