Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

São Gonçalo tem queda no número de sepultamentos por Covid-19 em julho

Cidade teve média diária de três mortes com a doença

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de agosto de 2020 - 18:16
Cidade teve média diária de três mortes com a doença
Cidade teve média diária de três mortes com a doença -

Por Thalita Queiroz*

A cidade de São Gonçalo começou a apresentar uma queda significativa no número de sepultamentos. Após cinco meses convivendo com a pandemia e ficando entre as primeiras cidades com maiores registros da doença no ranking estadual, julho apresentou média diária de três mortes por coronavírus.

Em junho, a média chegou a seis mortes por dia de pessoas que se infectaram com o vírus. De acordo com dados dos cemitérios municipais e particulares, 905 pessoas morreram na cidade, sendo 112 enterradas com o diagnóstico de Covid-19.

A maior parte dos sepultamentos por Covid-19 foi realizada nos cemitérios municipais. Segundo dados coletados com a prefeitura, o número total de sepultamentos de pessoas com a doença, em julho, foi de 68. Uma queda de 32 mortes, se comparado ao mês anterior, que teve 100. Mas ainda assim, o número total, agregando todos os tipos de morte, é superior ao do ano passado. Em julho de 2019, 623 pessoas foram enterradas nos cemitérios municipais, e no mesmo mês deste ano, o total chegou a 669 mortes.

No cemitério particular de maior procura na cidade, o Cemitério Parque da Paz, os números seguiram o mesmo padrão de queda, mas ainda assim continuaram acima do que foi registrado no ano anterior. Foram 176 enterros realizados em julho, uma queda de 11 enterros se comparado ao mês anterior. Segundo a unidade, desse total, 31 foram sepultados com a Covid-19. Em números totais, considerando todos os tipos de morte, julho de 2020 teve 34 enterros a mais que o mesmo mês de 2019.

O cemitério Memorial Parque Nycteroy, no bairro do Laranjal, informou que em julho deste ano foram feitos 60 sepultamentos, sendo 13 com Covid-19. No mês anterior, em junho, foram 71 enterros.

A queda no número de mortes na cidade de São Gonçalo pode ser vista como um ‘falso alívio’, já que o mundo segue sem a divulgação de uma vacina capaz de impedir o avanço do vírus. Além disso, não há estudos que comprovem imunidade para quem já teve Covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também deixou o mundo em alerta ao dizer que a pandemia ainda pode durar muito tempo e que, por este motivo, é necessário que a população continue seus esforços para conter a propagação do vírus. Segundo Tedros Adhanom, Diretor-geral da OMS, muitos países que pensavam que o pior tinha passado estão enfrentando novos surtos.

Atualmente, São Gonçalo tem 595 mortes por coronavírus confirmado, 9457 casos confirmados e 7629 pacientes curados.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas