Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Fiocruz alerta para um possível segunda onda de Covid-19 no Rio de Janeiro

Outros dois estados também podem registrar uma segunda onda

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de julho de 2020 - 16:13
Apesar do aumento no número de casos, hospitais de campanha podem ser fechados
Apesar do aumento no número de casos, hospitais de campanha podem ser fechados -

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para uma possível segunda onda de Covid-19 no Rio de Janeiro, além de outros estados como o Ceará e o Maranhão. De acordo com um boletim do Infogripe, o sistema que monitora a ocorrência da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país, a curva de casos de SRAG voltou a subir nesses estados.

Ainda que a curva esteja mais baixa que há dois meses, quando foi registrado o pico no número de casos, na primeira quinzena de maio, a instituição alerta para crescimento acelerado no número de casos nos estados citados.

Os números começaram a cair exponencialmente a partir da segunda semana de maio. A partir da segunda semana de junho os números começaram a se estabilizar, com pouco aumento e diminuição no número de casos. Com o relaxamento nas medidas de isolamento social e restrições ao comércio, mais pessoas começaram a circular nas ruas e o estado registra aumento considerável. Na primeira semana de junho, no dia 6, foram registrados 1293 casos. Uma semana depois, foram registrados 1239. Na semana seguinte, 1120. A partir desta semana, o número voltou a crescer, ainda que pouco, mas já causa alerta nos especialistas.

Apesar do número de casos ter registrado alta, o secretário estadual de Saúde do Rio, Alex Bousquet, anunciou que o governo pretende fechar todos os hospitais de campanha até o dia 12 de agosto. Segundo ele, a decisão foi baseada em "uma queda confiável" nos casos.

Matérias Relacionadas