Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Taxa de infectados pelo coronavírus em Niterói é maior do que a divulgada

Discrepância foi analisada nos boletins da última quinta-feira (30)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de julho de 2020 - 10:40
Discrepância no número de infectados é analisada mais uma vez
Discrepância no número de infectados é analisada mais uma vez -

Por Ana Carolina Moraes*

Os números de infectados por coronavírus cresce a cada dia e, como observado em matérias anteriores feitas pelo jornal O SÃO GONÇALO, existe uma certa diferença entre os números de infectados em Niterói registrados pela Prefeitura do município e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Dessa vez, a diferença observada entre os boletins dos dois órgãos, divulgados na última quinta-feira (30), mostra uma discrepância de 510 pacientes com a doença.

Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal de Saúde do município informou que, ao todo, Niterói conta com 8.470 casos confirmados de pacientes com a doença. Já a SES, informou, também no mesmo dia, que Niterói registrava 8.980 pacientes com o vírus, sendo assim é o segundo município do Rio com mais casos confirmados do Covid,ficando atrás apenas da capital. Com esses dados, é possível observar uma discrepância de 510 pacientes com o coronavírus. 

Sobre essa discrepância, que já foi indagada algumas vezes pelo O SÃO GONÇALO, a Prefeitura Municipal de Niterói informou, no último dia 20 de julho, que iria solicitar ao Estado a correção dos dados. 

"A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclarece que monitora todos os casos da covid19 no município. A divulgação dos números é feita por meio do painel de indicadores utilizando dados da semana epidemiológica anterior, o que garante informações completas. A última atualização foi em 17/07 e a próxima será ao final desta semana. Sobre os dados do Estado, os números divulgados por Niterói estão corretos e o município já solicitou revisão ao governo Estadual", dizia a nota da Prefeitura sobre o tema.

Já a SES informou, também através de uma nota, como ocorre esse processo de registro de casos no sistema do Estado. "A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), informa que só pode incluir nos boletins os dados oficiais constantes nas plataformas e-SUS VE e SIVEP-gripe, ambas do Ministério da Saúde e utilizadas por todos os estados e municípios do país. Todas as prefeituras têm acesso direto às duas plataformas para inclusão dos dados.

A SES destaca que os casos de Covid-19 são de notificação obrigatória pelos municípios. Ainda assim, já aconteceu de municípios terem contabilidades paralelas e não incluírem imediatamente os dados nos sistemas oficiais, que algumas vezes se mostram instáveis e de difícil acesso.

A secretaria mais uma vez reafirma seu compromisso de só divulgar dados oficiais, absolutamente checados e incluídos nas plataformas corretas, para permitir ao país ter a informação mais exata possível sobre a extensão da pandemia de coronavírus", dizia a nota da SES divulgada no último dia 16. 

A Prefeitura Municipal de Niterói ainda informou, em seu último boletim, que foram registrados no município um total de 7.992 pacientes recuperados da Covid-19. Além disso, 108 pessoas estão em isolamento domiciliar sendo acompanhadas pela Secretaria e Niterói registra, até o momento, cerca de 293 óbitos pela doença.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas