Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Indicadores de 'leite reprocessado' nas embalagens é fake news, entenda!

O boato, que já é antigo, voltou a circular

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de julho de 2020 - 11:10
Foto das 'barrinhas coloridas.'
Foto das 'barrinhas coloridas.' -

Por Tatiane Gomes*

O boato do leite reutilizado que surgiu há alguns anos voltou a circular na internet, e ser amplamente divulgado em grupos de whatsApp em pleno 2020. A polêmica do 'número misterioso' na parte de baixo da embalagem de leite afirma que este indica o número de vezes que o produto foi reprocessado para voltar ao mercado.

Além disso, o boato também reforça que embalagens em que há uma 'barrinha colorida' na parte inferior significa que o leite foi pasteurizado inúmeras vezes pela fábrica para poder ser vendido. Esses burburinhos surgiram de um vídeo que viralizou no Facebook, onde uma pessoa fala sobre o assunto, apontando duas embalagens de leite diferentes. O vídeo com teor alarmista e sem fontes confiáveis, apesar de parecer importante, na verdade é uma fake news (notícia mentirosa).

Para esclarecer os burburinhos, a Tetra Pak, fabricante de embalagens de leite, explicou que a famosa 'barrinha colorida' na parte inferior do produto corresponde apenas ao teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão do produto, que precisa estar bem feito e legível para ser aprovado.

Já o número isolado na base do leite, que diziam representar as vezes que foi repasteurizado, é na verdade, utilizado pelos fabricantes para indicar o lote de fabricação que o produto pertence.

Além disso, para quebrar de vez a história da existência da venda de leite repasteurizado, o Laboratório de Consumo e Saúde da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) explica que o reprocessamento do leite escureceria o produto, deixando uma cor caramilizada no leite, tornando o problema de fácil identificação.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas