Indicadores de 'leite reprocessado' nas embalagens é fake news, entenda!

O boato, que já é antigo, voltou a circular

Escrito por Redação 28/07/2020 10:15, atualizado em 28/07/2020 11:10

Por Tatiane Gomes*

 

 

O boato do leite reutilizado que surgiu há alguns anos voltou a circular na internet, e ser amplamente divulgado em grupos de whatsApp em pleno 2020. A polêmica do 'número misterioso' na parte de baixo da embalagem de leite afirma que este indica o número de vezes que o produto foi reprocessado para voltar ao mercado.


 

Além disso, o boato também reforça que embalagens em que há uma 'barrinha colorida' na parte inferior significa que o leite foi pasteurizado inúmeras vezes pela fábrica para poder ser vendido. Esses burburinhos surgiram de um vídeo que viralizou no Facebook, onde uma pessoa fala sobre o assunto, apontando duas embalagens de leite diferentes. O vídeo com teor alarmista e sem fontes confiáveis, apesar de parecer importante, na verdade é uma fake news (notícia mentirosa).


 

Para esclarecer os burburinhos, a Tetra Pak, fabricante de embalagens de leite, explicou que a famosa 'barrinha colorida' na parte inferior do produto corresponde apenas ao teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão do produto, que precisa estar bem feito e legível para ser aprovado.


 

Já o número isolado na base do leite, que diziam representar as vezes que foi repasteurizado, é na verdade, utilizado pelos fabricantes para indicar o lote de fabricação que o produto pertence.


 

Além disso, para quebrar de vez a história da existência da venda de leite repasteurizado, o Laboratório de Consumo e Saúde da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) explica que o reprocessamento do leite escureceria o produto, deixando uma cor caramilizada no leite, tornando o problema de fácil identificação.


*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Foto das 'barrinhas coloridas.'
Foto das 'barrinhas coloridas.'. Foto por Divulgação
Foto do número único de fabricação impresso em alto relevo na embalagem.
Foto do número único de fabricação impresso em alto relevo na embalagem.. Foto por Divulgação

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas