Itaboraí faz parceria com universidades para ampliar os atendimentos à saúde
Solenidade de assinatura aconteceu nesta quinta-feira (16)

Após a assinatura do termo de cooperação técnico científica com a universidade federal Fluminense, a Prefeitura de Itaboraí também abrirá suas portas para a Universidade Santa Úrsula e receberá estudantes da área de saúde nas Unidades de Atenção Primária do município. Isso vai permitir a ampliação da Atenção Básica e oferecer incentivo financeiro para que possam ser feitos investimentos e melhorias em outros equipamentos de saúde em benefício da população.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação técnico científico com a Universidade Santa Úrsula aconteceu nesta quinta-feira (16) na própria instituição de ensino. Tudo acompanhando pelo prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza e o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio.
“Este é um momento histórico para Itaboraí. E vai ser através da educação que vamos modificar e enriquecer nossa cidade. Logo estes estudantes transformarão a saúde municipal e deixarão um legado no município, que tem hoje uma grande dificuldade em contratar médicos e profissionais de saúde para algumas regiões específicas”, enfatizou Sadinoel.
A proposta do convênio assinado irá permitir que os estudantes possam realizar estágios curriculares obrigatórios e residência médica e multidisciplinar nas Unidades Básicas de Saúde de Itaboraí.
“A iniciativa será muito proveitosa para o município que só tem a ganhar. Além da ampliação de atendimentos, a parceria vai nos agregar ainda com uma redução no custeio, que poderão ser aplicados em outras prioridades”, ressaltou o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio. O secretário ainda destaca que a iniciativa irá possibilitar que Itaboraí receba novos recursos para a saúde, já que está cumprindo uma das ações estratégicas do Programa Previne Brasil, do Governo Federal.
A Secretaria de Saúde informa que todo processo de implantação e o desenvolvimento dos residentes em atuação serão desenvolvidos e acompanhados pela equipe do Projeto Itamédicos e do Núcleo de Atenção e Pesquisa Permanente em Saúde – Nepps.