Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Governo do Estado inaugura duas escolas cívico-militares em São Gonçalo

A meta é abrir 100 escolas desse modelo até 2022

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de julho de 2020 - 17:14
Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado inaugura duas escolas cívico-militares em São Gonçalo

O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta quarta-feira (15), duas unidades de ensino cívico-militar em São Gonçalo. O Colégio Estadual Coronel PM Marcus Jardim, no Alcântara, e o Colégio Estadual Subtenente PM Marco Antônio Gripp, no Galo Branco, vão funcionar em horário integral e em parceria com a Polícia Militar.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou este ano 12 novas unidades vocacionadas ao ensino cívico-militar, localizadas em dez municípios do Rio de Janeiro. Em 2019, outras duas já haviam sido instaladas. A meta é abrir 100 escolas desse modelo até 2022.

"Seremos o estado com mais escolas neste modelo. Mesmo com todas as dificuldades, entregamos 14 unidades de ensino. Além de São Gonçalo, as novas unidades estão situadas na capital, Rio Bonito, Areal, Carmo, Cordeiro, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende", frisou o governador Wilson Witzel.

As aulas nos dois colégios inaugurados começaram em meados de março. Devido a pandemia, o ensino tem sido realizado à distância.  

"Vejam a importância das escolas cívico-militares. Estes dois colégios inaugurados hoje iniciaram suas atividades neste ano letivo e já apresentam um dos maiores percentuais de presença de alunos na plataforma de aprendizagem remota da Seeduc", disse Pedro Fernandes.

Nas escolas vocacionadas desse modelo, os estudantes participam das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual, e também recebem conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao ensino cívico-militar. 

Homenagens

O Colégio Estadual Coronel PM Marcus Jardim estava cedido a uma instituição privada de ensino que encerrou suas atividades em 2017. Três turmas do 1º ano do Ensino Médio, com 36 alunos, cada uma, já funcionam no espaço. A unidade de ensino homenageia o ex-comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar e ex- secretário de Segurança Pública de São Gonçalo, Marcus Jardim.

O Colégio Estadual Subtenente PM Marco Antônio Gripp atende a 75 alunos do 1º ano do Ensino Médio, divididos em duas turmas. A previsão é que mais duas turmas sejam abertas em 2021 para atender a estudantes do 6º ano. O nome da escola homenageia o PM Marco Antônio Gripp que atuou por 11 anos no Bope e morreu durante uma operação policial em 2013. 

Matérias Relacionadas