Associação de Deficientes em SG organiza vaquinha para conseguir tabelas de basquete

O objetivo é arrecadar R$ 11 mil para ajudar no esporte paralímpico do município

Escrito por Redação 14/07/2020 09:52, atualizado em 14/07/2020 11:00
O grupo busca disputar a terceira divisão do Brasileiro da Basquete em Cadeira de Rodas
O grupo busca disputar a terceira divisão do Brasileiro da Basquete em Cadeira de Rodas . Foto: Arquivo pessoal

Por Ana Carolina Moraes*


O esporte pode ser uma diferencial e um transformador na vida de diversos jovens. Pensando nisso, a Associação Desportiva de Deficientes de São Gonçalo/RJ (ADD-SG) está realizando uma vaquinha para conseguir arrecadar dinheiro para comprar tabelas de basquete para a nova quadra da associação, que agora está localizada em Santa Luzia. A ideia é levar o esporte para as pessoas com deficiência (PCDs) e fazer com que o incentivo a cultura e ao lazer não se perca. O time de basquete paralímpico do local quer treinar para uma competição em setembro e, por isso, precisa das tabelas, que custam R$ 11 mil.


A ADD-SG é uma associação que abraça diversas pessoas com deficiência. A associação pretende desenvolver, além do basquete para os PCDs, aulas de libras, serviços sociais, judô, handebol, dentre outras atividades. "Queremos que seja um espaço de referência para o esporte e para pessoas com deficiência na cidade. Queremos que as pessoas se sintam incluídos", afirmou o militante Luciano Roberto, de 29 anos, que trabalha como assistente de desenvolvimento de aplicativos e nasceu com uma amputação congênita no braço esquerdo, na qual ele tem apenas parte do braço.


Na associação, existem diversos campeões mundiais, como, por exemplo, Mario Belo, que é campeão mundial de handebol; Sandro Alves, que vice-campeão mundial em levantamento de peso; e Edivaldo Pedro e Fabiane, que são atletas convocados para a seleção brasileira de handebol. O time de basquete da instituição é formado, em sua maioria, por cadeirantes e eles buscam competir a terceira divisão do Brasileiro da Basquete em Cadeira de Rodas, que será em setembro, em Curitiba, se o calendário não mudar por causa do coronavírus, por isso, a compra das tabelas é importante para ajudar no treinamento da equipe.


"A gente sabe que as políticas de inclusão de pessoas com deficiência na cidade ainda são poucas, então, a partir do momento em que você tem uma associação que é referência no esporte paralímpico na cidade, cria-se um espaço em que as pessoas com deficiência sabem que serão incluídas e eu acho fundamental. Eu mesmo quando criança fui destaque do Campeonato Gonçalense de Futsal e lutei judô pelo Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, cheguei até a faixa laranja. Tudo isso disputando com pessoas consideradas com não-deficiência. Agora imagina se houvesse, na época, um centro como esse para eu desenvolver essas atividades, teria um outro sentido", disse Luciano que é militante da causa e, por isso, foi convidado para fazer parte da diretoria da associação.


Para quem quiser ajudar o time de basquete da ADD-SG com qualquer valor para a vaquinha, basta acessar o link a seguir: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-associacao-desportiva-de-deficientes-de-sao-goncalo-rj.Já para aqueles que quiserem ser voluntários ou até mesmo se juntar ao grupo, basta entrar em contato com Luciano pelo número (21) 92001-2669 ou pela página do Facebook de Luciano (Luciano Roberto). 


Para quem quiser conhecer mais sobre a associação, veja o vídeo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=49i85RKjphU&feature=youtu.be  

Serviço:


A nova sede da Associação Desportiva de Deficientes de São Gonçalo/RJ (ADD-SG) se localiza na Rua Cardeal Luçon, no número 51, no bairro Santa Luzia, em São Gonçalo. O local foi doado e eles utilizam a quadra do Antigo Colégio Romar para os treinos.


*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

O grupo busca disputar a terceira divisão do Brasileiro da Basquete em Cadeira de Rodas
O grupo busca disputar a terceira divisão do Brasileiro da Basquete em Cadeira de Rodas. Foto por Arquivo pessoal
Nos grupos que participam dos times, existem diversos nomes de campeões mundiais
Nos grupos que participam dos times, existem diversos nomes de campeões mundiais . Foto por Arquivo pessoal

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas