Literatura: professor de Maricá lança livro sobre a 'educação para além dos muros'

Livro 'Agora é nós! Nós é que sabe! & outras histórias da escola' é obra de estreia de Vilson Ferreira

Enviado Direto da Redação



O professor Vilson Ferreira, morador de Maricá, está lançando seu primeiro livro, "Agora é nós! Nós é que sabe! & outras histórias da escola" pela editora Proverbo, sobre a Educação "além dos muros".




Espelhando seu sonho de transformar o mundo, ainda na década de 1990, e toda a experiência captada em sua vivência como professor de Língua Portuguesa em escolas públicas municipais e estaduais, ele apresenta, em sua obra de estreia, todo seu amor pelo ensino, onde narra algumas de suas vivências mais marcantes em seus mais de 20 anos de magistério.



(...) Ao invadir as cercas que protegem alguns saberes e segregam outros, os sujeitos e suas experiências contestam o estabelecido e abrem caminho para se pensar o que ainda não fomos capazes de compreender, de ver com outros olhos o que nos acostumamos a reconhecer como o mesmo e, quem sabe, aprender o que ainda não sabemos", cita o autor do livro "Agora é nós! Nós é que sabe! & outras histórias da escola", na página 82.




A escola é anunciada como um lugar de muitas possibilidades: do ensinar, do aprender, do aprender ao ensinar e do ensinar enquanto se aprende. Em tempos de críticas contundentes contra escola por parte de quem nada entende de educação, já é hora de afirmá-la como um lugar do possível que pode ser viabilizado, apesar das críticas e das contradições políticas e humanas.



Sobre o autor:



Vilson Ferreira é professor de Língua Portuguesa na escola pública há mais de 20 anos. Possui Graduação em Letras (Português/Literatura), Mestrado e Doutorado em Educação pela UFF. Atualmente ele atua como editor-chefe da Proverbo, onde busca publicar os livros de jovens autores, autores iniciantes e autores independentes.

Veja também