Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Vacina do Butantan recebe aprovação para iniciar terceira fase de testes

Diretor do Instituto se mostrou otimista com o avanço das pesquisas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de julho de 2020 - 14:13
Vacina do Butantan recebeu autorização da Conep para iniciar terceira fase da pesquisa
Vacina do Butantan recebeu autorização da Conep para iniciar terceira fase da pesquisa -

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na manhã desta quinta (9), que a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, recebeu autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para iniciar a terceira fase de estudos. Segundo Doria, nessa nova fase a vacina poderá ser testada em um grupo maior de pessoas.

Em seu Twitter, o governador escreveu: "Bom dia, pessoal. Excelente notícia: a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a realização da terceira fase de ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac Biotech."

O acordo com a Sinovac é que até setembro a vacina já tenha 60 milhões de doses disponíveis. Mas essa distribuição só poderá acontecer após comprovada sua eficácia. A vacina está em um estágio considerado avançado. Na próxima segunda (13), o instituto vai abrir 9 mil vagas para que voluntários da área da saúde possam se candidatar e receber a vacina já no próximo dia 20 de julho.

Uma parte desse grupo vai receber a vacina e outra parte deve receber um placebo, sem efeito. O objetivo é verificar se há o estímulo à produção de anticorpo para proteção contra o coronavírus.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, ele acredita que a vacina já esteja disponível no final do ano ou começo do ano que vem. Em entrevista à CBN, Covas se referiu à vacina como “nova esperança”. Estudos preliminares indicam que a vacina consegue dar proteção acima de 90% aos indivíduos.

Matérias Relacionadas