Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Brasil fica de fora da lista que autoriza entrada de turistas na União Europeia

Reabertura das fronteiras acontece nesta quarta (1)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de junho de 2020 - 16:00
União Europeia proíbe entrada de turistas do Brasil, EUA, Turquia e Rússia nos países pertencentes ao bloco
União Europeia proíbe entrada de turistas do Brasil, EUA, Turquia e Rússia nos países pertencentes ao bloco -

Os países da União Europeia (UE) irão iniciar a reabertura das fronteiras a partir desta quarta (1) e essa flexibilização, aprovada nesta terça (30), vai contemplar turistas de 15 países. Porém, o Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia ficaram de fora deste grupo e por enquanto têm acesso proibido.

Para que a reabertura fosse realizada, a UE usou critérios de saúde, sendo assim, os países de residência dos turistas serão levados em conta e não a nacionalidade. Além disso, os 27 países do bloco não são obrigados a adotarem a medida, mas se não fizerem isso, podem correr o risco de ter suas fronteiras com outros países da Europa fechada.

A lista de países autorizados, e que será revisada a cada duas semanas, inclui: Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai e China.

O Brasil, assim como os outros três países que não estão na lista, são considerados locais que a contenção do vírus é considerada pior que a média da União Europeia e terão que esperar uma nova revisão, daqui a duas semanas.

Confira os outros critérios que serão usados para restringir ou permitir a entrada dos países da União Europeia. 

- Índice do número de novos casos de Covid-19 nos últimos 14 por número de habitantes deve ser perto do europeu;

- Tendência de aceleração ou queda no 14 dias anteriores;

- Resposta geral à Covid-19, levando em conta as informações disponíveis, incluindo aspectos como testagem, vigilância, rastreamento de contato, contenção, tratamento e notificação, assim como a confiabilidade das informações e, se for necessário, a nota geral das regulações internacionais de saúde.

Matérias Relacionadas