Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Dia de São Pedro: saiba como celebrar o dia do padroeiro dos pescadores

Uma missa online marcará o dia do santo na pandemia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de junho de 2020 - 09:27
Missa para celebrar o dia de São Pedro ocorre nesta segunda-feira (29)
Missa para celebrar o dia de São Pedro ocorre nesta segunda-feira (29) -

Por Ana Carolina Moraes*

No dia 29 de junho é o dia em que se celebra e homenageia São Pedro, no entanto, por causa da pandemia, algumas celebrações estão tendo que ser realizadas de forma diferente. É o que vai ocorrer nesta segunda-feira (29), na Paróquia São Francisco Xavier, localizada em Jurujuba, que é conhecida por realizar há mais de 100 anos uma festa tradicional para celebrar o dia do santo padroeiro dos pescadores. A comemoração da Paróquia este ano será celebrada através de uma missa de forma online, ou seja, sem a presença de fiéis na igreja. Para aqueles que quiserem acompanhar, basta acessar o Facebook da igreja (@saofranciscoxavier.nit) a partir das 9h. A missa será realizada pelo padre Magno.

Além da missa, a paróquia ficará aberta o dia inteiro com a canoa de promessas de São Pedro exibida em uma das portas e o barco de São Pedro em outra porta. A ideia dos objetos religiosos é fazer com que os fiéis alcancem a graça. O procedimento religioso é feito da seguinte forma: cada fiel tem um kit com três chaves de cera que também acompanha a oração das três chaves de São Pedro. O fiel então tem que colocar a primeira chave na canoa e a segunda no barco de São Pedro, após isso, o fiel tem que realizar a oração em questão para alcançar a graça, após conseguir realizar seu pedido, o fiel então coloca a terceira chave na igreja. Geralmente, o barco de São Pedro é acompanhado por fiéis em uma procissão, no entanto, por causa da pandemia, isso não será possível.

Ainda durante o dia, a partir das 11h, ocorrerá a venda dos famosos angus à baiana da Paróquia São Francisco Xavier. Também com um diferencial, a entrega do alimentos neste ano será feita através do sistema de drive-thru, em que as pessoas buscam o alimento sem precisar sair de seus carros e, dessa forma, evitam a contaminação pelo coronavírus.

"Nosso angu é tradicional da nossa festa, tem que ter o angu, que é feito com bastante carinho", afirmou Hedylamar Bomfim, coordenadora da paróquia em questão há 6 anos, junto com Maisa Vasconcellos. Além disso, também estarão à venda bolos, mousses, tortas, salgadinhos, pudim, canjica e etc. 

São Pedro é conhecido por ter sido um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento, da Bíblia Sagrada. Além disso, ele é o santo responsável pela chuva. Segundo seus fiéis, o santo também é o padroeiro dos pescadores, assim como dos viúvos e dos papas. Apesar deste ano a Igreja não ter conseguido realizar a famosa e típica festa, segundo Hedylamar, os preparativos para as surpresas da celebração da paróquia do próximo ano já começaram.

Serviço:

A Paróquia São Francisco Xavier se localiza na Avenida Carlos Ermelindo Marins, s/n, em Jurujuba, Niterói.

* Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas