Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Especialistas alertam para nuvem de poeira que se formou no Saara e pode chegar às Américas

Mancha escura foi registrada por imagens de satélites

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de junho de 2020 - 16:09
Imagem de satélite mostra mancha preta de poeira se movendo para outros lugares
Imagem de satélite mostra mancha preta de poeira se movendo para outros lugares -

Depois da tensão sobre a chegada de uma onda de gafanhotos ao Brasil, é a vez dos cientistas fazerem um novo alerta. Dessa vez, uma gigantes mancha opaca está encobrindo, há dias, parte do Oceano Atlântico. Nas imagens tiradas por satélites, é possível identificar uma nuvem marrom que vai da África até o Caribe.

Chamada de “nuvem de poeira Godzilla”, a mancha está se movendo em direção às Américas. Esse fenômeno é recorrente a cada ano, porém, parece que em 2020 se intensificou. Segundo Olga Mayol, especialista do Instituto de Estudos de Ecossistemas Tropicais da Universidade de Porto Rico, a nuvem tem uma concentração mais alta de partículas de poeira em comparação com os últimos 50 anos.

Pelas redes sociais, é possível ver diversos perfis compartilhando a chegada da nuvem. Até o momento, o Caribe recomendou que seus cidadãos usem máscaras e evitem atividade ao ar livre. Navios também já foram orientados sobre a baixa visibilidade para navegação.

Entenda o que é a “nuvem de poeira Godzilla”

A massa de ar seco, carregada de partículas de areia começam a ser formar sobre o deserto do Saara no final da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte. Geralmente essa nuvem se move para o Oeste do Oceano Atlântico a cada três ou cinco dias. A presença de ventos suaves faz com que essa nuvem fique mais propensa a cruzar o Atlântico e percorrer mais de dez mil quilômetros.

Matérias Relacionadas