Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Governo retifica exoneração do ex-ministro da Educação após MP pedir investigação

Weintraub teria entrado nos EUA usando passaporte diplomático

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de junho de 2020 - 13:15
Governo corrigiu data da exoneração de Weintraub no governo em decreto no "Diário Oficial"
Governo corrigiu data da exoneração de Weintraub no governo em decreto no "Diário Oficial" -

O presidente Bolsonaro publicou um decreto no “Diário Oficial da União”, nesta terça (23), alterando a data de exoneração do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. Anteriormente, o governo havia publicado a exoneração de Weintraub no sábado (20), quando ele já havia saído do país com a suspeita de usar passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos, já que o governo americano não está autorizando a entrada de brasileiros no país.

Porém, a data que o ex-ministro saiu do governo foi na sexta (19) e não no sábado. O caso começou a ser apurado pelo Ministério Público, que pediu para que o Tribunal de Contas da União (TCU) apurasse a possível “ajuda” do governo para o ex-ministro sair do país.

Um dia depois do pedido de investigação, o governo retificou a data e mudou para a data que Weintraub pediu demissão. Em nota divulgada hoje, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República disse que a exoneração foi publicada no sábado porque foi nesse dia que o pedido dele de saída do governo chegou às mãos da Secretaria-Geral.

Nota à imprensa na íntegra

Quanto à retificação da data de exoneração de Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub do cargo de Ministro de Estado da Educação, publicada em 23 de junho de 2020, esta Assessoria informa:

- A carta em que o então Ministro da Educação solicitou ao Presidente da República a exoneração do cargo de Ministro de Estado foi entregue ao Secretário-Geral no dia 20 de junho, sábado, que determinou a publicação em Diário Oficial da União extra.

- A entrada oficial do documento na Secretaria-Geral da Presidência da República ocorreu no dia 22 de junho, segunda-feira.

- Entretanto, na carta, o então Ministro da Educação solicitou exoneração do cargo a contar de 19 de junho de 2020, motivo pelo qual o ato foi retificado.

ASSESSORIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Matérias Relacionadas