Governo do Rio prorroga restrições até julho
O decreto ainda permite o funcionamento de alguns estabelecimentos com certas regras

A edição extra publicado em um decreto nesta última sexta-feira (19) no Diário Oficial, o Governador Wilson Witzel prorrogou até 6 de julho as medidas restritivas de prevenção contra propagação da Covid-19 no Estado do Rio. A decisão mantém em funcionamento alguns setores do comércio e da industria com horários alternativos para evitar aglomerações.
As aulas presenciais de instituições de ensino estudais e privadas continuaram suspensas, assim como atividades coletivas em cinema, teatros e academia de ginástica. A recomendação é de que a população não frequente praias, lagoas, rios ou piscinas públicas. Caso haja o descobrimento destas medidas, a força de segurança pública ter a autorização para agir em eventuais infrações administrativas e crimes previstos.
O decreto também oferece certa autonomia a prefeitura dos municípios do estado, que já colocam em prática a reabertura gradual de alguns setores do comércio e da indústria, de acordo com seus dados da doença. A decisão foi tomada com base nos números divulgados pela divisão epidemiológica da Secretária de Saúde do Estado, que teve redução no número diário de óbitos e casos confirmados de coronavírus, além das projeções da Secretária da Fazenda sobre os impactos econômica gerados.
Desde o último dia 6, Shoppings Centers, restaurantes, bares e organizações religiosas estão autorizados a funcionar com limitações de 50% em sua capacidade, garantindo o fornecimento de alcool em gel e respeitando o limite de 1 metro de distância entre as pessoas. No entanto, áreas de recreação como cinemas, teatros e afins continuaram fechados.
O funcionamento de parques para a prática de esportes individuais já e permitido desde que não haja aglomerações. Atividades esportivas de alto rendimento também estão autorizadas a funcionar sem público e seguindo os devidos protocolos de higiene. Todos os estabelecimentos abertos devem seguir os protocolos de segurança e higiene recomendados pelas autoridades de saúde do Estado. Deve-se também ressaltar que o decreto prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários.