Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6693 | Euro R$ 6,1943
Search

Varal solidário no Barreto é revitalizado e ganha novas cores após incêndio

O local tem agora um novo muro desenhado com um novo tema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de junho de 2020 - 10:43
O muro do local está ganhando uma nova arte
O muro do local está ganhando uma nova arte -

Por Ana Carolina Moraes*

O varal solidário da Rua Benjamin Constant, no Barreto, em Niterói, está ganhando uma cara nova na manhã desta sexta-feira (19), após o incêndio que destruiu o local no último dia 12. Isso porque o varal, que disponibiliza roupas doadas para moradores de rua e pessoas que precisam, foi consumido pelas chamas, o que fez com que as roupas que estavam estendidas fossem destruídas. Por causa disso, um dos criadores do projeto, o senhor Venâncio dos Santos, resolveu paralisar o projeto, pelo menos durante a pandemia. No entanto, graças à solidariedade de outras pessoas, o varal está sendo reconstruído e terá uma cara nova.

A ideia de revitalizar o varal começou a ganhar forma graças ao jornalista e administrador da página "Eu sou de Niterói", Alexandre Carvalho Hrast, de 24 anos, que noticiou o incêndio do varal no dia do ocorrido. Alexandre notou que, com sua página, diversas pessoas se disponibilizaram a ajudar o projeto e a doar para o local. Pensando nisso, ele criou um grupo no Whatsapp com os interessados em ajudar o varal e conseguiu o patrocínio de diversas empresas, como o curso Yes! de Icaraí, a Associação dos Comerciantes, Empresários e Empreendedores da Zona Norte de Niterói (ACEEZNN) e a pizzaria Dom Carlos Pizzaria Gourmet.

"A partir da repercussão da postagem do incêndio do varal, eu tive a vontade de ajudar", contou Alexandre.

Os envolvidos, então, se reuniram e falaram com o senhor Venâncio que adorou a ideia da revitalização. Logo, eles contrataram o grafiteiro Iori Graffiti e ajudaram a pensar no novo tema que o local teria. A nova arte decidida para o muro em questão terá pessoas desenhadas utilizando o varal e as roupas estendidas no local contrastarão com essas pessoas do desenho. A arte está sendo feita na manhã desta sexta-feira (19).

"É algo que a gente quer fazer não só para o hoje, mas durar por muito tempo", comentou Jefferson Machado, de 41 anos, da ACEEZNN.

Para o senhor Venâncio, de 68 anos, a revitalização do muro trouxe animação e mais vida para o local. 

"Houve um acidente aqui, mas está tudo bem. Eu tenho ganhado bastante doação depois do ocorrido, minha casa está cheia de caixas. Eu ia dar um tempo no varal, por causa da pandemia, mas, com a ajuda que estou recebendo, vou continuar tocando o local e ajudando as pessoas", contou ele que fundou o varal em conjunto com a jornalista Renata Rodrigues em 2017.

O senhor Venâncio, inclusive, informou que vem recebendo tantas doações que pretende doar algumas das roupas e dos sapatos obtidos para outras instituições, como o Abrigo do Cristo Redentor do Estado do Rio de Janeiro e o Exército de Salvação.

Para quem quiser doar para ajudar na reconstrução do varal, basta levar os objetos doados para a sede da ACEEZNN, pois, lá, eles estão passando álcool em gel e higienizando todos os objetos, que depois serão encaminhados para Venâncio, já que ele faz parte do grupo de risco da doença, pela idade, e precisa tomar cuidado ao ter contato com outras pessoas.

Aqueles que também quiserem ajudar doando sapatos e roupas, podem entrar em contato com as redes sociais da página "Eu sou de Niterói", pois, após uma melhora na questão da pandemia, eles estarão fazendo a arrecadação para aqueles que não possuem carro ou não conseguem ir até a sede da ACEEZNN. 

Serviço: 

A sede da Associação dos Comerciantes, Empresários e Empreendedores da Zona Norte de Niterói (ACEEZNN) se localiza na Rua Ministro Sousa Costa, no número 12, entre os bairros Tenente Jardim e Engenhoca, em Niterói. 

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas