Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1566 | Euro R$ 5,517
Search

Hospital de Campanha de SG continua em obras nesta quinta-feira (18)

O hospital será inaugurado ainda hoje, segundo a Secretaria do Estado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de junho de 2020 - 10:35
Hospital de Campanha será inaugurado nesta quinta-feira (18)
Hospital de Campanha será inaugurado nesta quinta-feira (18) -

A grande questão na área da saúde do município é: será que o hospital de campanha de São Gonçalo será inaugurado nesta quinta-feira (18)? Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio, a resposta é sim e os pacientes poderão começar a utilizar as instalações da unidade ainda hoje. No entanto, o local ainda passava por obras nesta manhã, o que colocava em dúvida essa questão. 

O hospital de campanha de São Gonçalo teve sua inauguração adiada mais de seis vezes. A unidade, que foi montada no Clube Mauá, anteriormente era coordenada pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), que prometeu que o local ficaria pronto pela primeira vez no dia 30 de abril, o que não ocorreu até hoje. 

Esta série de complicações e atrasos, fez com que o Estado rompesse o contrato com o Iabas e tomasse a frente da construção do hospital. Além disso, a situação causou a prisão do subsecretário executivo de Saúde, Gabriel Neves, e a exoneração do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.

A unidade de São Gonçalo, no entanto, não é a única que ainda não foi inaugurada. Está definido, que o próximo hospital de campanha, na fila para a inauguração é o de Nova Iguaçu. Até o momento, foram inauguradas três unidades do hospital de campanha no Estado:  o Lagoa-Barra, no Leblon, o Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, e o Maracanã.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, através de uma nota, que o hospital será inaugurado sim nesta quinta-feira (18), às 15h.  Ainda segundo o texto do órgão, o hospital, que tem capacidade plena para 200 leitos (sendo 120 de enfermaria e 80 de UTI) será aberto com apenas 40 leitos disponíveis (sendo 20 de enfermaria e 20 de UTI) e com 40 respiradores, por causa da disponibilidade de medicamentos disponíveis.

"Tivemos que superar várias barreiras até chegar neste momento. O hospital de São Gonçalo é de alta complexidade e dará todo o suporte aos pacientes para que eles venham a ser recuperar do coronavírus", disse o secretário de Saúde, Fernando Ferry.

Matérias Relacionadas