Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Jardim Catarina recebe testagem em massa para o Covid-19

Os exames foram realizados hoje, numa unidade móvel de saúde, na Rua Itororó

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de junho de 2020 - 16:54
O posto Jorge Teixeira Lima estará aberto à partir das 9h de amanhã para uma nova rodada de testagens
O posto Jorge Teixeira Lima estará aberto à partir das 9h de amanhã para uma nova rodada de testagens -

Por Tatiane Gomes*

Nesta quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde, através da unidade médica Jorge Teixeira Lima, no bairro Jardim Catarina, iniciou a testagem em massa de Covid-19 nos moradores. Por meio de uma unidade móvel, profissionais de saúde realizam o teste em duas etapas.

Na primeira fase é realizado o teste rápido com espera de 15 minutos para verificar se há reação positiva ou negativa ao vírus. Caso a amostra dê um resultado positivo, os profissionais passam para a etapa dos testes IgG e IgM.

Serão realizados 500 exames por dia, 100 no posto de saúde, que fica na Rua Cariranha, e os outras na unidade móvel. A abertura do posto para uma nova rodada de testagens começa sempre a partir das 9h. Hoje, a ação aconteceu na Rua Itororó, esquina com a Rua Urucuia.

Entenda as siglas IgG e IgM

As siglas correspondem aos nomes de dois anticorpos que atuam no combate ao vírus. O teste rápido possui um sistema que reage a esses anticorpos, mostrando se a pessoa ainda está contaminada com o vírus ou se já esteve em contato com ele, mas veio a se curar.

A sigla Ig significa imunoglobina, uma tipo de anticorpo do sistema imunológico humano que combate agentes invasores. Os Igs analisados no teste são pertencentes a clase M e G de anticorpos. A presença deste no sangue pode indicar se a pessoa teve contato com o vírus e qual o estágio que a doença se encontra na pessoa infectada.

Quando o exame não reage para nenhum dos anticorpos, significa que a pessoa provavelmente não teve nenhum contato com o vírus.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas