Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Diretor-geral da OMS diz que dexametasona é um avanço contra a Covid-19

Medicamento apresentou bons resultado em pacientes que estavam em estado grave

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de junho de 2020 - 15:51
O medicamento dexametasona foi considerado pela OMS como um avanço científico na luta contra a Covid-19
O medicamento dexametasona foi considerado pela OMS como um avanço científico na luta contra a Covid-19 -

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmar que a utilização do esteroide dexametasona reduziu significativamente a mortalidade em pacientes seriamente afetados pela Covid-19, o diretor-geral da organização agradeceu ao britânicos pela evolução.

"São boas notícias e congratulo o governo britânico, a Universidade de Oxford e os muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para esse avanço científico capaz de salvar vidas", disse Tedros Adhanom.

Após este avanço, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido vai começar a usar o medicamento para combater a doença. De acordo com os cientistas britânicos, a dexametasona é um esteroide barato e amplamente disponível, que conseguiu reduzir a mortalidade em pacientes que estavam usando respiradores e que estavam em estado grave. O estudo ainda precisa ser revisado por outros especialistas.

Este medicamento em questão tem sido usado desde 1960 para reduzir a inflamação em várias doenças, até mesmo em pacientes com câncer. Além disso, a dexametasona está na lista da OMS desde 1977, por isso está disponível em todo o mundo.  

Matérias Relacionadas