Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Rio inicia segunda fase da reabertura das atividades econômicas

A ação conta com seis fases ao todo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de junho de 2020 - 11:08
Rio inicia segunda fase de relaxamento das medidas de isolamento social contra o coronavírus
Rio inicia segunda fase de relaxamento das medidas de isolamento social contra o coronavírus -

Através de um coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (16), no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, o Rio anunciou que vai iniciar a segunda fase do relaxamento das medidas de isolamento social para conter o contágio do novo coronavírus. Ao todo, são seis fases que englobam essas medidas de reabertura das atividades econômicas no município, que foram anunciadas no dia 1 de junho, com o início da primeira fase.

Na coletiva, o membro do Conselho Científico da Prefeitura do Rio, Flávio Graça, informou todas as fases são baseadas em estudos constantes de indicadores de saúde. Alguns desses indicadores são baseados no número de óbitos no município, na capacidade de suporte dos hospitais das redes pública e privada e na entrada de novos pacientes com os sintomas respiratórios do coronavírus.

"Nós fizemos uma avaliação hoje dos nosso indicadores, como diariamente fazemos. Temos 15 dias transcorridos do dia em que apresentamos o plano de relaxamento no Riocentro. Hoje todos os indicadores de monitoramento nos colocam na fase 2 e estão sob avaliação", afirmou Graça.

Dentre as atividades autorizadas na fase dois das medidas de reabertura econômica, estão a reabertura de shoppings centers (que foi antecipada e está ocorrendo desde o último dia 10), a autorização do uso de praias para esportes aquáticos individuais, a autorização da realização de atividades de voo livres individuais, a abertura de consultórios e clínicas odontológicas (com avisos prévios), a autorização das vendas de ingresso online ou drive in, a autorização para a construção e a reforma de casas e prédios e construção naval, a abertura de lojas de móveis e decoração, abertura de concessionárias e agências, alimentação (pelo delivery e drive thru), a volta da circulação de ambulantes, a abertura de escritórios, de hostels e hotéis, e a abertura de orlas de praias, praças e parques para atividades físicas.

Vale lembrar que essa segunda fase também permite que os jogos de futebol do Carioca 2020 voltem a ocorrer, já que, dentre as atividades permitidas, está a autorização para a abertura de centros de treinamentos esportivos para os atletas e a equipe sem a presença do público e a permissão para que ocorram as competições esportivas com os portões fechados. Por causa disso, na próxima quinta-feira (18), ocorre o primeiro jogo pós-pandemia entre Flamengo X Bangu.

Na última terça-feira (16), a Prefeitura municipal do Rio informou que não há filas para os pacientes de coronavírus nos leitos do SUS na cidade, já que existem mais leitos disponíveis do que pessoas necessitando deles. A taxa de ocupação de leitos da UTI para os pacientes do Covid-19 na rede do SUS municipal é de 86%, já a ocupação dos leitos de enfermaria para pacientes com Covid chega a 41%.

Vale lembrar que, na última terça-feira (16), segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, foram registrados cerca de 239 novos óbitos por coronavírus e 2.397 novos casos da doença nas últimas 24 horas no Estado. Com isso, agora são, ao todo, 83.343 casos confirmados da doença no Estado do Rio, 7.967 mortes confirmadas pelo vírus, 1.133 óbitos em investigação, 67.071 pacientes recuperados e 282 casos descartados. A cidade do Rio é a que registra mais casos, com um total de 43.874. 

Matérias Relacionadas