Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Gonçalense desenvolve comedouro e bebedouro para animais de rua, saiba como ajudar!

O criador do projeto quer espalhar a ideia por todo o município de São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de junho de 2020 - 10:00
Objeto é feito com canos de PVC
Objeto é feito com canos de PVC -

Por Ana Carolina Moraes*

Os moradores do município de São Gonçalo vêm mostrando, com diversas ações sociais, que não deixam o espírito de solidariedade desaparecer nem em meio à pandemia do coronavírus. Um dos grandes exemplos disso é André Luis Silveira, de 49 anos, conhecido como Dedeco, que resolveu criar um projeto de bebedouro e comedouro para animais de rua. A ideia é bem simples e pode ser feita com canos de tubulação (PVC) que se acha facilmente em lojas de construção. O projeto ajuda os animais que estão passando fome na rua e dá um pouco de amor para eles.

O projeto do comedouro e do bebedouro foi criado por Dedeco há cerca de 2 semanas, depois que ele viu dois animais brigando na rua por um pombo morto.

"Eu percebi que além das pessoas de rua, os animais de rua também estavam em condições precárias, sem comida. Quando eu vi os dois cachorros brigando por um pombo morto, isso ficou na minha cabeça e eu não queria colocar apenas vasilhas de comida, pois poderiam contaminar os alimentos. Foi aí que eu comecei a pesquisar e adaptei um projeto de um pessoal do Espírito Santo. O bom do bebedouro com os canos é que não cai, a comida não estraga e fica uma reserva de água e do alimento para os cachorros. Os animais de rua agora já conhecem o local e ficam esperando para eu colocar a comida, eles ficam animados e felizes", contou o gonçalense que é dono de um cachorro e uma calopsita.

Mas como fazer o bebedouro e o comedouro?

Para quem tem interesse em montar o comedouro, Dedeco dá dicas: primeiramente, é importante achar um cano comprido de PVC de 60 cm e comprar, em seguida, dois "joelhos" de cano, um com a curvatura de 180 graus e um com uma curvatura menor. As medidas de todos os canos anteriores são de 100 milímetros. A ideia é encaixar o joelho de 180 graus no cano comprido e depois encaixar o segundo joelho no joelho inicial, aqui será onde o animal colocará a boca para se alimentar. Todo o procedimento do encaixe deve ser feito com o auxílio da cola para que a estrutura não solte, segundo Dedeco.

Já a ideia dos bebedouros segue o mesmo padrão. A ideia é encaixar um cano comprido de PVC de 80 cm em um joelho com a curvatura de 180 graus. Em seguida, um segundo joelho com a mesma curvatura deve ser encaixado no primeiro joelho, aqui também será onde o animal vai pôr a boca para se alimentar. Todos os canos, nesse caso, também tem 100 milímetros de diâmetro.

Após montar o bebedouro e o comedouro a ideia é utilizar uma furadeira para abrir a parede do local, na qual se quer colocar os recipientes. Depois disso, deve-se encaixar uma abraçadeira de metal no bebedouro e no comedouro e, assim, acomodar parafusos nas pontas dela e fixar a abraçadeira na parede em que foi furada. Dessa forma, os recipientes criados ficam fixados na parede.

Dedeco sugere que depois de encaixado, o cano comprido fique ligado à parede e a parte de baixo, que são os dois joelhos, seja o local no qual os animais poderão se alimentar. É importante que a parte de cima do cano seja coberta por uma tampa de PVC para evitar a contaminação do alimento.

Como encher e cuidar dos recipientes criados?

Para encher o comedouro de alimento, a ideia é abrir a tampa e colocar a ração ali dentro. O mesmo ocorre com o bebedouro, no entanto, para encher o recipiente criado de água, é necessário que, antes de colocar a água, se coloque uma tampa de PVC na parte de baixo (onde o cachorro se alimenta) e na parte de cima do local para que o líquido não vaze. Depois de encaixar as duas tampas e colocar a água, após alguns segundos, a pressão controla a água e aí se pode tirar a tampa da parte de baixo, onde o animal utiliza para beber. Caso o procedimento não seja feito dessa forma, a água vaza. Confira o vídeo em anexo para entender como encher o bebedouro para os animais com água.

Dedeco, que por enquanto implementou o projeto apenas no muro de sua casa, tem o objetivo de colocar os bebedouros e comedouros para animais na praça no Mutua, bairro onde mora, até a próxima quinta-feira (18). Ele também pretende fazer com que a ideia chegue a mais praças do município. "Queria colocar o projeto em mais cinco praças de São Gonçalo, mas preciso de ajuda, pois tem que ter alguém para colocar sempre a comida e a água para os animais e vigiar para que o local não seja vandalizado", disse ele.

Pensando nisso, aqueles que querem ajudar Dedeco com o bebedouro e o comedouro, podem entrar em contato com ele pelo seu Whatsapp (21) 98677-2778, pelo seu Facebook (@Dedeco511) ou pelo seu Instagram (@dedecosg).

Dedeco também pede ajuda em uma petição com um projeto de lei que ele acredita que ajudaria cuidadores de animais e animais de ruas. Para acessar a petição, clique no link a seguir: https://peticaopublica.org/assine/alimentacao-de-animais-de-rua-na-quarentena/?action=updated

Confira o vídeo onde Dedeco explica como montar e implementar o bebedouro e o comedouro: https://www.facebook.com/Dedeco511/videos/1313602052178508/

Redes sociais de Dedeco:

Instagram: https://www.instagram.com/dedecosg/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/Dedeco511/

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas