Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Niterói compra 80 respiradores para UTIs mas uso só poderia ser em ambulâncias

Empresa chinesa deixou claro em contrato quais seriam os fins para os equipamentos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de junho de 2020 - 15:31
Niterói compra 80 respiradores para colocar em UTIs da cidade mas especialista aponta irregularidades nos equipamentos
Niterói compra 80 respiradores para colocar em UTIs da cidade mas especialista aponta irregularidades nos equipamentos -

No começo de junho, a prefeitura de Niterói anunciou a compra de 80 respiradores para reforçar o atendimento aos pacientes graves com a Covid-19. Os equipamentos que vieram diretamente da China, foram recebidos com entusiasmo pelo prefeito Rodrigo Neves, porém, após uma breve averiguação de um especialista na área da saúde, foi constatado que os equipamentos não serviriam para uso contínuo nos pacientes.

À coluna do jornalista Gilson Monteiro, um médico experiente e respeitado na área da rede privada de saúde em Niterói disse que os aparelhos são apenas para uso no transporte dos pacientes ou em atendimentos emergenciais e não são indicados para serem instalados nas UTIs, como foi feito no Hospital Municipal Oceânico de Niterói.

No primeiro contrato assinado pelo prefeito, a cidade adquiriu 30 respiradores pelo valor de 690 mil dólares e no segundo contrato, para comprar os 50 respiradores Shangrila 510s, foi necessário gastar 1,15 milhões de dólares. Em ambos esses contratos, a empresa chinesa advertiu sobre o uso do respirador.

“A contratante entende que o Ventilador de Transporte de Emergência 510s, vendido pela contratada pode ser usado apenas para os seguintes objetos: adultos e crianças. Adequado apenas para os seguintes cenários: emergência, transporte de longa distância, transporte hospitalar, resgate em campo e resgate pós-desastre. Se a contratante usar o ventilador para objeto ou cenas fora da faixa acima, todos os riscos e perdas serão suportadas pela contratante."

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, em nota publicada no dia 1 de junho citou importância desses respiradores e não comentou nada em relação ao uso inapropriado desses equipamentos nas unidades hospitalares. Rodrigo se limitou a falar que o Hospital Municipal Oceânico de Niterói é a primeira unidade no país exclusiva para o tratamento de casos graves de infectados pelo coronavírus. Já o prefeito de Niterói disse em um vídeo nas redes sociais que essa seria uma das medidas mais importantes no combate ao avanço do coronavírus na cidade.

Pedimos um esclarecimento da Prefeitura de Niterói em relação a denúncia sobre o uso indevido dos respiradores Shangrila 510s. A assessoria informou que essa informação não procede e que a Fundação Municipal de Saúde está fazendo uma nota técnica, em conjunto com especialistas da saúde, refutando essa informação. 

Matérias Relacionadas