Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Reabertura do comércio ainda não foi definida em São Gonçalo

Gabinete de crise estuda critérios

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de junho de 2020 - 07:25
O município ainda não se manifestou se irá seguir ou não a determinação. do governo do estado
O município ainda não se manifestou se irá seguir ou não a determinação. do governo do estado -

O Gabinete de Crise para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de importância Internacional decorrente do Coronavírus, criado pela Prefeitura de São Gonçalo em março, ainda não tem critérios para reabrir o comércio na cidade.  O governo do estado divulgou na última sexta-feira (05), em decreto, uma série de flexibilizações das medidas de isolamento social, mas até o momento o município ainda não se manifestou se irá seguir ou não a determinação. 

Integrante da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Gomes (PV), garante que o município precisa criar um cronograma de reabertura de medidas de isolamento social contra o Covid-19  para evitar mais demissões e fechamento de mais empresas. "A prefeitura precisa criar um plano de fases, como vem sendo feito em vários municípios do país, para reabertura do comércio. Um planejamento com responsabilidade, obedecendo os dados da vigilância epidemiológica da cidade. Temos que pensar no comércio local e no emprego das pessoas".

O parlamentar procurou entidades de classe e a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade e obteve dados sobre o número de desempregados nos últimos meses em São Gonçalo. "Hoje, cerca de três mil pessoas perderam seus empregos no município. Se não criarmos um plano de trabalho, outras 10 mil, que trabalham nos principais shoppings da cidade, por exemplo, também ficarão sem suas carteiras assinadas. Não podemos deixar isso acontecer. O Gabinete de Crise precisa traçar metas urgentes", sentenciou. 

O decreto do governo do estado diz que desde o dia 13 de março as medidas de isolamento social salvaram mais de 40 mil vidas. O governador Wilson Witzel  garantiu que a fila de internação para o CTI está praticamente zerada e que agora o momento é de flexibilizar as medidas de restrição à circulação. "A abertura da economia é muito importante para que as pessoas possam voltar a trabalhar. Mas isso tudo será controlado". 

Moradora do bairro do Rocha, a balconista Rita de Cássia Linhares, de 38 anos, perdeu seu emprego há 15 dias em uma loja de de calçados na cidade. "Meu patrão ainda conseguiu pagar parte de um salário, mas na semana passada me dispensou. Era a única renda que eu tinha para ajudar a sustentar a minha família. Agora é aguardar o comércio retornar para eu procurar um emprego".  

Drive Thru - Há cerca de um mês, entidades empresariais dos setores de comércio e serviços dos shopping centers de São Gonçalo se reuniram com autoridades da prefeitura solicitando que o governo autorizasse vendas através do sistema “Drive Thru” como forma de amenizar os problemas enfrentados, principalmente, pelas empresas de médio e pequeno portes. Esta semana, a prefeitura liberou alguns serviços neste sistema. A solicitação aconteceu durante um dos decretos assinados pelo prefeito José Luiz Nanci que prorrogava o isolamento social rígido. O encontro foi entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e de Saúde e a Procuradoria Geral. 

Matérias Relacionadas