Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

São Gonçalo celebrará Corpus Christi sem a tradicional procissão nos tapetes de sal

Lives irão aproximar fiéis das celebrações de Corpus Christi durante pandemia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de junho de 2020 - 08:30
Lives aproximam fiéis das celebrações de Corpus Christi em SG durante pandemia
Lives aproximam fiéis das celebrações de Corpus Christi em SG durante pandemia -

Em tempos de isolamento social, o tradicional tapete de Corpus Christi de São Gonçalo não será realizado este ano, bem como demais celebrações pela data. O Concerto de Corpus Christi, realizado pela Orquestra Municipal de São Gonçalo, este ano irá se apresentar para os fiéis por uma live que será transmitida pelo canal do YouTube da Igreja Matriz e no Instagram da Orquestra na terça-feira (9), às 20h. 

"O evento sempre abre as festividades de Corpus Christi na cidade e este será o quarto ano de uma apresentação belíssima de música sacra. Em tempos de pandemia, adaptamos a apresentação com um número bem menor de músicos, que o público poderá acompanhar de casa", explica o maestro da Orquestra, Gerly Sueth, que dividirá a apresentação da live com Padre André Luiz Bastos, Vigário Episcopal do município.

A live contará com dois músicos na Igreja, o tenor Robson Lemos e o pianista Leandro Campanate. Durante a Live serão inseridas gravações com Natália Gama (piano e órgão) e Thiago Martins, cantor. Este será o 4º Concerto consecutivo de Corpus Christi na Igreja Matriz, que brindará o público da Live com o melhor da música Sacra. O Concerto é uma parceria entre a Igreja Matriz e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo.

A solenidade de Corpus Christi em São Gonçalo tem grande destaque no calendário da cidade, com a confecção de 240 tapetes de sal, e por ser detentora do maior tapete de Corpus Christi da América Latina, confeccionado por cerca de 10 mil fieis, das 27 paroquias e entidades governamentais do município, que este ano devido a pandemia causada pelo Covid-19, não será realizado.  

A Igreja Matriz de São Gonçalo irá transmitir duas missas pela solenidade de Corpus Christi na quinta-feira (11), às 9h e 18h.  "Este ano teremos uma celebração de Corpus Christi de forma atípica, por causa da pandemia ocasionada pelo Covid-19. Por isso não teremos a mobilização dos padres durante o evento, cada Igreja irá definir os seus próprios horários de celebração respeitando o isolamento social, como está sendo determinado pelas autoridades da área de Saúde. Devemos aproveitar este momento de adoração ao Corpo de Cristo e colocar como nossas intenções a cura para os que estão sofrendo com o coronavírus e por consequência o fim da pandemia", assegura Padre André. 

PROGRAMAÇÃO:

1) Jesus Alegria dos Homens - Johann Sebastian Bach (gravado)

2) Ave Verum - Wolfgang Amadeus Mozart ( ao vivo)

3) Pane di Vita Nuova - Marco Frisina (gravado)

4) Panis Angelicus Will Lopes ( ao vivo)

5) Preciosa Graça - John Newtow (gravado)

6) Tollite Hostias - Camille Saint-Saëns ( ao vivo)

7) Aleluia - Georg Friedrich Händel ( gravado)

8) Agnus Dei - David Phelps ( gravado)

9) Pai Nosso - Albert Hay Malotte ( ao vivo)

Endereços eletrônicos: 

Igreja Matriz no You Tube - Voz do Amarante.

Orquestra Municipal - Instagram - @omsg_orquestra

Matérias Relacionadas