Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1642 | Euro R$ 5,5216
Search

Vacina desenvolvida em Oxford contra o coronavírus será testada no Brasil

Testes acontecerão no Rio de Janeiro e em São Paulo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de junho de 2020 - 15:45
A vacina desenvolvida pela universidade é uma das mais promissoras
A vacina desenvolvida pela universidade é uma das mais promissoras -

A vacina para covid-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada no Brasil. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2). A vacina é considerada uma das mais promissoras e já está na terceira fase de testes, em que 10 mil voluntários receberão o imunizante para avaliar sua eficácia.

No Brasil, duas mil pessoas participarão dos testes, que acontecerão no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os testes contam com o apoio do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os testes em São Paulo serão conduzidos pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e contaram com a viabilização financeira da Fundação Lemann no custeio de toda a infraestrutura médica e de equipamentos necessários.

Mil voluntários que estão na linha de frente do combate à covid-19 serão recrutados para o teste, já que estão mais expostos ao risco de contaminação. Todos os voluntários terão que ser soronegativos, ou seja, não podem ter contraído a doença anteriormente.

De acordo com a Dra. Lily Yin Weckx, investigadora principal do estudo e coordenadora do CRIE-Unifesp, esse é o momento decisivo para o teste no Brasil, já que a curva de contágio ainda é ascendente e os resultados poderão ser mais assertivos. Outros países ainda estão em análise para participação nos testes. Os resultados do teste são essenciais para o registro da vacina no Reino Unido até o fim do ano. Porém, o registro formal só deve acontecer quando os estudos em todos os países participantes forem concluídos.

Matérias Relacionadas