Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7322 | Euro R$ 6,2309
Search

Coronavírus: no dia em que SG registra a marca de 159 óbitos, abertura de hospital de campanha é adiada pela 5ª vez

Após confusão durante fiscalização de equipe de deputado, inauguração, que seria nessa sexta-feira (29), foi cancelada (veja vídeo)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de maio de 2020 - 20:43
Hospital em SG: obra adiada pela quinta vez
Hospital em SG: obra adiada pela quinta vez -

Num dia em que a as autoridades de Saúde registraram mais cinco óbitos por covid-19 em São Gonçalo, totalizando  159 mortes pela doença desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a população da cidade recebeu uma triste notícia. Aguardada para essa sexta-feira (29),a esperada inauguração do hospital de campanha da cidade, em uma área no interior do Clube Mauá, na Estela do Norte, foi adiada pela quinta vez. O foi mesmo tumultuado no local com equipes tentando correr contra o tempo para fazer a reabertura da unidade, com previsão inicial de dez leitos, mas o que se viu foi um quadro de confusão e incertezas, como no dia anterior, quando as redes sociais ganharam vídeos, com cenas de troca de insultos e empurrões no local que já deveria estar em funcionamento há um mês, servindo como referência para salvar vidas e curar pessoas infectadas pelo 'vírus da morte'. 

Segundo a organização social (OS) Iabas, responsável pela construção de sete hospitais e por adquirir insumos para eles, foi iniciada, na manhã desta quinta-feira, a troca de parte do piso da unidade, que teria sido contaminada por piche depositado no local pelos sapatos dos integrantes da equipe do deputado estadual Filipe Poubel (PSL), durante confusa ação de fiscalização ao local, na tarde do dia anterior, quando estava prevista a inauguração. Em um dos vídeos, o deputado, bastante nervoso e aos gritos, cobra o funcionamento do Hospital de Campanha em uma cena que quase terminou em troca de agressões dentro da unidade.        

A inauguração foi adiada, então para esta quinta, mas acabou sendo remanejada para os próximos dias, em data ainda, a ser divulgada por causa do trabalho de reposição de pisos. Outro argumento do Iabas é que a suspensão do pagamento pelo governo do estado, determinada pelo Tribunal de Contas do Estado, também deixa o cronograma suscetível a novos atrasos.

Sobre o episódio ocorrido no hospital de campanha, a assessorai do deputado Filipe Poubel emitiu a seguinte nota oficial: Não há credibilidade na informação passada por um instituto envolvido reiteradamente em casos de corrupção e desvio de dinheiro público. Portanto, não houve qualquer irregularidade no curso da fiscalização do deputado Filippe Poubel, que foi acompanhada o tempo todo pela PMERJ e transmitida ao vivo nas redes sociais do deputado para dar total transparência e evitar distorções. O vídeo na íntegra está disponível para a população. Durante a fiscalização, funcionários da obra, sem crachá de identificação, tentaram omitir falhas, e um deles agrediu verbalmente o deputado, o que fez Filippe Poubel se exaltar verbalmente, mas em nenhum momento houve agressão física de sua parte nem de seus seguranças. Cabe esclarecer que o deputado desde o ano passado cumpre uma série de recomendações da Polícia Civil devido a um relatório da corporação apontando risco de atentado à sua vida", diz a nota. 

Matérias Relacionadas