Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Família espera dez horas por SAMU para retirar corpo de idosa em Itaboraí

O caso aconteceu no bairro Santo Antônio

relogio min de leitura | Redação 28 de maio de 2020 - 17:56
A ambulância só foi ao local no dia seguinte após o óbito da idosa
A ambulância só foi ao local no dia seguinte após o óbito da idosa -

Por Tatiane Gomes*

Uma família, moradora do município de Itaboraí, do bairro Santo Antônio, viveu momentos de angústia na madrugada desta última quarta-feira (26). Uma senhora, Graci Vieira da Silva, de 66 anos, veio a falecer em casa após dois dias internada com complicações por conta de diabetes, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No entanto, o corpo da idosa só veio a ser recolhido e constatado o óbito no dia seguinte.

O sobrinho da idosa informou que a hora da morte foi às 23h30 e que o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionado às 00h. Porém a equipe só chegou ao local apenas às 09h20 da manhã do dia seguinte.

Segundo o sobrinho de Graci, ao ligar para a central buscando uma justificativa sobre o atraso, o serviço informou que não havia médicos de plantão no momento e que só haveria profissionais disponíveis às 8h da manhã.

Procurada para esclarecer o caso, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí encaminhou nota.

"A Secretaria de Saúde de Itaboraí esclarece que, neste momento de pandemia, que estamos enfrentando, os números de chamados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na cidade aumentaram muito. No mesmo momento em que a equipe ficou reduzida, por profissionais que precisaram ser afastados vítimas da Covid-19. A equipe foi ao local, verificou o óbito da senhora de 66 anos e ainda prestou socorro a um familiar que estava precisando de atendimentos", disse a nota.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas