Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Agência dos Correios em Niterói fecha após suspeita de funcionária ter contraído coronavírus

Aviso deixado na porta da unidade não informa a data de retorno das atividades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de maio de 2020 - 17:14
Imagem ilustrativa da imagem Agência dos Correios em Niterói fecha após suspeita de funcionária ter contraído coronavírus

Por Thalita Queiroz*

Quem precisou ir até a Agência do Palácio dos Correios de Niterói nesta quarta (27), se deparou com portas fechadas e com cadeados. De acordo com o aviso deixado na entrada principal da unidade, pelos Correios, o espaço foi fechado provisoriamente como medida para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus e para preservar o bem estar dos clientes e funcionários.

Porém, de acordo com informações de pessoas que trabalham na unidade, uma funcionária do local foi afastada após a suspeita de contaminação pela Covid-19. Até o momento, não se sabe até quando a unidade ficará fechada e clientes relataram falta de informação ao chegar até o local. “Estive na agência para buscar uma encomenda minha e não tinha ninguém lá, estava completamente fechada”, relata um cliente dos Correios.

Essa não é a primeira vez que uma unidade dos Correios precisa ser fechada. No último dia 18 de maio, o Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) de Icaraí teve uma de suas funcionárias afastada após apresentar sintomas do vírus. Na ocasião, os Correios havia informado que o local iria receber sanitização e que os funcionários que tiveram contato com a mulher iriam ficar em quarentena.

Acontece que a situação do CDD de Icaraí pode ser ainda mais complicada, levando em consideração as condições de trabalho que os funcionários são submetidos. De acordo com uma denúncia enviada para O SÃO GONÇALO, o refeitório é minúsculo e ali, todos precisam comer juntos.

A falta de espaço e a necessidade de todos os funcionários se adequarem ao local causa preocupação neste período de pandemia. Se um trabalhador deste local se contaminar, consequentemente todos que trabalham na unidade iram precisar retornar à quarentena.

Entramos em contato com os Correios para saber se a Agência de Niterói passará por sanitização e até quando ficará fechada. Questionamos também a situação do CDD Icaraí e se alguma medida será tomada para o fornecimento de um espaço mais amplo de convivência. Em nota, eles responderam:

"Os Correios estão seguindo a determinação do Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, que define os serviços postais como essenciais. Dessa forma, a empresa vem adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores.

Estão sendo instalados painéis de acrílico em 5.500 guichês de atendimento em todo o Brasil, uma barreira de proteção extra, que reduzirá o contato entre clientes e atendentes. No Rio de Janeiro, já foram instalados 277 painéis de acrílico e até o final de maio mais 400 serão instalados. Também está sendo viabilizada a vacinação contra gripe para todos os empregados.

As orientações relacionadas ao afastamento de empregados em casos suspeitos de COVID-19 permanecem válidas. A estatal está acompanhando a situação de saúde do efetivo, prestando o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.

Em virtude da confirmação de um caso de COVID-19 em um funcionário terceirizado e obedecendo às determinações da OMS, o prédio onde funciona a AC Niterói e o Espaço Cultural dos Correios foi fechado hoje para sanitização e os empregados que tiveram contato com o terceirizado ficarão em quarentena por 14 dias. Amanhã(28/05) a agência volta a funcionar normalmente.

Em relação ao CDD Icaraí, esclarecemos que houve reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico e o não compartilhamento de objetos.

Os Correios estão à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br"

*Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas