Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Com Brasil à frente no número de mortes, OMS diz que América do Sul é o novo epicentro da Covid-19

Diretor disse que Brasil está recebendo assistência da organização

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de maio de 2020 - 16:05
Diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que América do Sul é o novo epicentro do coronavírus
Diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que América do Sul é o novo epicentro do coronavírus -

Com o Brasil na liderança de casos confirmados pelo coronavírus, a América do Sul é considerada o novo epicentro do vírus no mundo. Em coletiva de imprensa, o diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, fez um alerta para a situação no Amazonas, que vem registrando uma das maiores taxas de incidência do País. 

"A maioria dos casos é da região de São Paulo, mas também Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas, Pernambuco estão sendo afetados. Mas em termos de taxas de ataque, as mais altas estão, na verdade, no Amazonas: cerca de 490 pessoas infectadas para cada 100 mil habitantes, que é uma taxa de ataque bem alta", observou o diretor.

Ryan disse também que a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), braço da OMS nas Américas, está prestando assistência ao Brasil, que está passando pelo pico da Covid-19. O país registrou um novo recorde de mortes da última quinta (21), com 1.118 mortes em 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde. Ao todo, já são mais de 20 mil óbitos pela doença.

Durante a entrevista, o diretor voltou a reforçar que a OMS não recomenda o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina em pacientes com a Covid-19. "Nós também notamos que o governo do Brasil aprovou a hidroxicloroquina para uso mais amplo, mas ressaltamos que nossas revisões clínicas sistemáticas atuais realizadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a evidência clínica atual não apoiam o uso generalizado de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19, não até que ensaios sejam concluídos e nós tenhamos resultados claros", disse.

Matérias Relacionadas