Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1431 | Euro R$ 5,896
Search

Hospitais de São Gonçalo têm estoques de sangue em baixa durante pandemia

Hemonúcleo vem recebendo de 20 a 25 doadores por semana; o número ideal é 40

relogio min de leitura | Redação 19 de maio de 2020 - 15:25
Apesar da pandemia, a campanha de doação continua devido a demanda contínua de sangue em hospitais municipais
Apesar da pandemia, a campanha de doação continua devido a demanda contínua de sangue em hospitais municipais -

Em média, o Hemonúcleo de São Gonçalo deve receber 40 doadores por dia para que os estoques de sangue das unidades de saúde do município continuem abastecidos. No entanto, com as doações já baixas em janeiro, o cenário veio a piorar com a chegada da pandemia do Covid-19. Devido a isto, o local tem recebido de 20 a 25 doadores por semana.

Para suprir as demandas dos hospitais municipais, as campanhas devem continuar, pois o consumo de sangue nos hospitais é diário e contínuo. Todo o material usado na coleta do sangue é seguro e descartável.

Os doadores devem ter no mínimo 50 kg, ter entre 16 a 69 anos, estar alimentado, com precaução pra evitar alimentos gordurosos e não ter feito tatuagens ou piercings há menos de um ano. Caso a pessoa tenha sintomas de gripe, deve evitar a doação e se cuidar em casa.

O Hemonúcleo de São Gonçalo fica localizado na Praça Estephânia de Carvalho, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h.

Matérias Relacionadas