Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Sindicato pede fechamento dos Correios de Icaraí para sanitização após funcionária ser afastada com suspeita de Covid-19

Secretária geral revela que empresa não está prestando o devido apoio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de maio de 2020 - 16:18
Centro de Distribuição Domiciliar de Icaraí tem funcionária afastada com suspeita de Covid-19 e sindicato pede fechamento da unidade para higienização
Centro de Distribuição Domiciliar de Icaraí tem funcionária afastada com suspeita de Covid-19 e sindicato pede fechamento da unidade para higienização -

Por Thalita Queiroz*

Passando por períodos de picos de contágio pelo coronavírus, alguns estabelecimentos são classificados como atividades essenciais e não podem parar de funcionar, mas podem dobrar os cuidados para proteger funcionários e clientes. Porém, essa postura parece não estar sendo seguida à risca pelos Correios. Com casos de funcionários com suspeita de Covid-19 e outros casos já confirmados, funcionários e entidades que trabalham dentro das unidades relatam desamparo para quem permanece em seus postos.

Na manhã desta segunda (18), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) emitiu um comunicado para o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ), informando que uma funcionária do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) de Icaraí, em Niterói, está afastada com suspeita de coronavírus. No aviso, a FENTECT pediu para que medidas como higienização no local, isolamento de funcionários que tiveram contato com ela, e outras medidas de sanitização fossem realizadas.

Já o SINTECT-RJ informou para O São Gonçalo que eles estavam aguardando o nome completo da funcionária e o laudo médico para, assim, encaminhar para os Correios e notificar a empresa. Mas, segundo a secretária geral do sindicato, Rosemary Leodoro, a empresa está sendo inadimplente com seus funcionários desde quando começaram a serem notificados os casos confirmados de Covid-19 na unidade.

“A gente até manda o pedido para que a unidade seja fechada para a higienização, mas nada acontece. No caso do CDD Icaraí, mesmo sem o laudo comprovando que a funcionária está com o vírus, nós emitimos um pedido para a empresa, pedindo medidas de precauções mas eles não agem”, relata a secretária geral. Rosemary disse, ainda, que eles sempre alegam que “estão encaminhando para os setores de direito”.

Não é de hoje que o jornal OSG relata a negligência em relação às medidas de proteção contra o coronavírus em CDD dos Correios. No início de maio, funcionários do CDD do bairro Antonina, em São Gonçalo, relataram a mesma situação, que colegas de trabalho haviam testado positivo para a Covid-19 mas nenhuma medida foi tomada. Na ocasião, os Correios afirmaram que a sanitização do local estava sendo realizada.

Porém, há outras questões que precisam de respostas. No comunicado do FENTECT eles pedem que funcionários do CDD Icaraí ficassem isolados e que todos passagem por uma testagem, medida essa que não está sendo seguida.

Entramos em contato com os Correios para saber o posicionamento da empresa em relação a este caso do CDD de Icaraí e para tomar conhecimento de quais seriam as medidas tomadas. Em nota eles informaram: "Desde março a estatal vem acompanhando a situação de saúde dos seus empregados, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.

Os protocolos de prevenção em relação à empregada em questão já foram iniciados e todos os demais empregados que mantiverem contato com ela entraram em quarentena. Ressaltamos que o serviço de sanitização do Centro de Distribuição de Icaraí ocorrerá nesta terça-feira (19), sem prejuízo às rotinas de entrega.

Reiteramos ainda que os Correios estão seguindo a determinação do Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, que define os serviços postais como essenciais. Dessa forma, a empresa vem adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores.

A rotina de entregas e o atendimento nas agências estão ocorrendo em todo o país, seguindo as medidas de segurança adotadas. Há disponibilização de álcool em gel e máscaras laváveis aos empregados e foram instalados painéis de acrílico para os guichês de atendimento. Também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados.

Os Correios estão à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site https://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php".

*Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas