Polícia desarticula quadrilha que roubava Iphones em São Gonçalo e Magé
A ação “Amigos da Onça” prendeu quatro criminosos

A ação batizada de 'Amigos da Onça', comandada por agentes da 65ª DP (Magé), conseguiu desarticular um bando de criminosos especializados em roubar Iphones. A operação que aconteceu na manhã desta quinta (14), prendeu quatro criminosos que estavam espalhados nos municípios de Magé, na Baixada Fluminense, e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
Segundo investigações e apuração de depoimentos das vítimas, os criminosos escolhiam pessoas próximas do seu círculo de amizade e, após o roubo, iam com a vítima até a delegacia para denunciar o assalto e despistar a autoria do crime. Por isso o nome da ação ficou conhecida como ‘Amigos da Onça’.
Depois de uma sequência de denúncias, quase sempre seguindo o mesmo roteiro, os investigadores perceberam que os aparelhos roubados eram sempre de alto valor. Além disso, segundo relatos, os criminosos chegavam a ameaçar com uma arma apontada, até que o iCloud do aparelho estivesse desativado.
A armação chegou ao fim quando os investigadores identificaram que pessoas que acompanhavam as pessoas roubadas, eram as mesmas que vendiam os eletrônicos pela internet. Os criminosos que se passavam por vendedores optavam por repassar os produtos pela internet e até se nomeavam como estagiário do Tribunal de Justiça, para não levantar qualquer suspeita.
Os celulares eram vendidos em sites de compras por um valor bem abaixo dos R$ 7 mil, valor original. Alguns Iphones chegavam a ser vendidos por R$ 3 mil.
Após a prisão de criminosos em Magé, outros dois assaltantes que faziam parte do bando foram presos em São Gonçalo, onde moram.