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Dia das Mães: saiba como trocar ou devolver presentes comprados pela internet durante a pandemia

As pessoas devem conferir o prazo para as trocas dos produtos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de maio de 2020 - 10:50
Entenda como proceder em caso de troca de produtos durante a pandemia do coronavírus
Entenda como proceder em caso de troca de produtos durante a pandemia do coronavírus -

Por Ana Carolina Moraes*

O Dia das Mães, celebrado no último domingo (10), foi um dos momentos em que os filhos puderam presentear e homenagear suas mães, mesmo que a distância, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas o que ocorre quando o presente que você compra para sua mãe não é algo que a agrade ou é algo que não serve nela? A advogada Amanda Saraiva dá dicas de como lidar com trocas nas compras on-line nesta pandemia.

Segundo Amanda, a ideia é ficar de olho nos prazos de troca dos produtos. As lojas, geralmente, dão um prazo de 7 dias em épocas normais para as trocas dos produtos, no entanto, com a pandemia, esse prazo tem aumentado de 30 a 60 dias. "O comprador deve ficar de olho nas promoções no ato da compra, para ver se a loja estendeu o prazo de troca de produtos", informou a advogada de 38 anos, que atua na área de direito civil.

Outra dica que Amanda observa é que as empresas devem ter o bom senso de entender que, no ato da troca ou devolução de um produto, as pessoas não podem ir até os correios para realizar esse procedimento, por causa da pandemia. Por isso, é importante disponibilizar uma transportadora para entregar os produtos e para pegá-los no caso de devolução ou troca. O cliente também deve se atentar a isso na hora da compra.

Para informar que você deseja trocar ou devolver um produto, o mais recomendado é entrar em contato com a loja pelo e-mail da mesma.

"O cliente deve entrar em contato com a loja pelo e-mail para realizar o processo de troca ou devolução. Nesse momento, ele deve questionar com a loja como vai ocorrer esse processo e quais procedimentos ele, como consumidor, deve tomar. Com o e-mail, a pessoa tem o registro do processo e do pedido e, com isso, pode recorrer judicialmente caso ocorra algo de errado", informou Amanda que é advogada há 13 anos.

Amanda informa que, mesmo assim, caso a situação não seja resolvida, o cliente deve abrir um processo no site do Procon. Ao abrir a reclamação, o cliente deve informar, segundo Amanda Saraiva, o número do protocolo do processo do pedido de troca do produto, a hora em que esse protocolo foi feito, a data e o atendente responsável pelo procedimento. Todas as informações podem ser provadas com o e-mail, por isso, é importante realizar o contato por esse meio eletrônico.

Para mais dúvidas sobre como proceder nesse caso, basta entrar em contato com Amanda Saraiva através do número (21) 98871-9751 ou pelo e-mail: amanda@saraivaealmeidaadvogados.com.br.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

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