Idosa luta para resgatar remédio em unidade dos Correios no Alcântara
Local apresentou enormes filas na manhã desta segunda (4)

Por Thalita Queiroz*
Moradores de bairros gonçalenses considerados área de risco estão sofrendo para conseguir receber os produtos nas unidades dos Correios da cidade. Na manhã desta segunda (4), uma idosa de 68 anos passou toda a manhã no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD), no Alcântara, para buscar um remédio e voltou para casa frustrada.
Valda Pereira da Silva precisa tomar diariamente um remédio para os ossos e o produto não chegou na sua casa. Ela mora no Amendoeira, bairro de São Gonçalo. Segundo a aposentada, quando o produto é considerado pequeno, os entregadores dos Correios realizam a entrega. “Como não chegou na minha casa eu fui até a unidade no Colubande, mas me informaram que o produto estava no Alcântara. Vim até aqui e os funcionários falaram que não sabem se está aqui mesmo”, diz a idosa.
A peregrinação da dona Valda não chegou ao fim. Além da falta de informação para saber se o seu remédio está mesmo na unidade, ela disse que os Correios estão sem sistema para fazer as entregas. O resultado foi de enormes filas na rua. “Hoje tinha mais de 100 pessoas aqui na fila, nesse sol quente, esperando alguma solução e nada. Só disseram que estavam sem sistema e que não tem previsão de volta. Isso é um absurdo com a gente que é mais velho e tem que sair nessa situação de casa”, disse revoltada.
Ainda segundo a idosa, as grandes filas nos Correios já é rotina. “Lá no CDD do Colubande as pessoas estão na beira da pista esperando para serem atendidas no sol, é um descaso com a gente que não consegue receber nada em casa, pois eles falam que é área de risco”, diz ela.
O jornal O SÃO GONÇALO denunciou na última quarta (29), as enormes filas que começaram a se formar em um outro CDD, no bairro Zé Garoto, também em São Gonçalo. Na ocasião, moradores relataram que já faz um tempo que as filas chegam a quase dobrar o quarteirão e que muitos passaram a fazer “plantões”, chegando bem mais cedo na unidade para conseguir ser atendido.
O São Gonçalo entrou em contato com os Correios para saber a situação atual do CDD de Alcântara. Eles informaram que no começo da manhã desta segunda-feira (4), a rede de dados do Centro de Distribuição de Alcântara ficou temporariamente instável. No início da tarde, a questão foi solucionada e o atendimento ao público já foi restabelecido.
"Os Correios lamentam pelos eventuais transtornos à população, mas reitera que durante esse período de pandemia, estão trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades. A empresa segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site https://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php "
*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares