Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

São Gonçalo realiza sanitização de ruas

A tecnologia é a mesma dos chineses

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de abril de 2020 - 11:00
A Secretaria de Saúde está empregando a mesma tecnologia utilizada pelos chineses
A Secretaria de Saúde está empregando a mesma tecnologia utilizada pelos chineses -

A Prefeitura de São Gonçalo está há um mês realizando a desinfecção das ruas da cidade, com auxílio de 22 motos adaptadas para trabalhar no combate ao Coronavírus (Covid-19). Até o momento, mais de 30 bairros já foram atendidos. A Secretaria de Saúde está empregando a mesma tecnologia utilizada pelos chineses, que é o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal. 

“A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Todo o trabalho é monitorado pela Vigilância Ambiental, através de um sistema que consegue identificar, em tempo real, em quais ruas as equipes já efetuaram o serviço. A prioridade está sendo garantida aos bairros com maior número de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica.

"Estamos fazendo a pulverização do produto nas ruas e bairros onde a incidência do Coronavírus é mais alta. As motos têm duas velocidades.O deslocamento da base até o local da ação, a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada 5 segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, completa Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental.

Ainda de acordo com Adaly, os funcionários foram capacitados e estão trabalhando com todo equipamento de proteção individual (EPI) necessário: máscara, viseira, luva e macacão branco. Outras 10 motos estão sendo utilizadas para combater as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, com auxílio de carros fumacê e agentes realizando visita domiciliar. O macacão utilizado por essas equipes é na cor azul, para diferenciar em relação a cor branca dos agentes que combatem o Coronavírus. O tipo de produto e vazão aplicada também são diferentes no que se refere a Covid-19 e arboviroses.

Calendário

Nesta quarta-feira, os agentes realizaram a desinfecção contra o Coronavírus nos seguintes bairros: Monjolos, Largo da Ideia, Pacheco, Barracão, Ieda, Eliane, Sacramento, Vila Candoza e Anaia. Hoje (30), os bairros Vila Três, Miriambi, Lagoinha, Coelho, Amendoeira, Engenho do Roçado, Várzea das Moças e Ipiíba serão contemplados.

Matérias Relacionadas