Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Pesquisadores da UFRRJ criam sistema para ajudar no diagnóstico do coronavírus

A plataforma utiliza a inteligência artificial

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de abril de 2020 - 18:35
A ferramenta ainda está em fase experimental
A ferramenta ainda está em fase experimental -

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estão desenvolvendo um plataforma apelidada de 'XrayCovid-19', que utiliza a inteligência artificial para auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico do novo coronavírus.

O sistema irá realizar avaliações nas radiografias dos pulmões dos pacientes e verificar se a imagem possuem um padrão semelhante a pneumonia causado pelo coronavírus, a pneumonia normal ou nenhum dos casos. O XrayCovid-19 ainda está em fase experimental no OpenLab do Programa de Pós-graduação em Humanidades Digitais.

Professores do campus de Nova Iguaçu da UFRRJ afirmam que o sistema começou a ser montado a partir da base pública de imagens de radiografia de pacientes da Itália, um dos países mais atingidos pela doença.

Atualmente, o programa de desenvolvimento já recebeu mais de 300 radiografias de pacientes brasileiro. O próximo passo será incorporar tomografias e os sintomas informados pelos pacientes.

As funcionalidades da ferramenta irão ajudar médicos na tomada de decisões, triagem de pacientes nas unidades de saúde, coleta de estatísticas sobre doenças respiratórios, montagem de um banco de dados para pesquisa e ser útil para a telemedicina.

No entanto, a principal proposta seria disponibilizar a plataforma para contribuir com o sistema público de saúde no enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Matérias Relacionadas