Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Comemorações de São Jorge em SG são marcadas por barricadas e máscaras de proteção

Confira a programação do feriado de São Jorge na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de abril de 2020 - 09:40
Capela de São Jorge, no Lindo Parque, abre suas portas para devotos que estejam usando máscaras
Capela de São Jorge, no Lindo Parque, abre suas portas para devotos que estejam usando máscaras -

Diferente da Igreja de São Jorge em Niterói, a Capela que leva o nome do santo, no Lindo Parque, em São Gonçalo abriu, para que os devotos fizessem suas orações. Contudo, quem tenta chegar na igreja está sendo impedido por barricadas nas ruas de acesso a capela. 


Os impedimentos de concreto e entulho foram colocados por traficantes e pegou de surpresa quem resolveu ir até o local.  
"Passei por umas quatro barricadas em ruas anteriores, que servem como acesso , mas a que tem na rua antes de chegar a igreja não dá para passar. Voltei com minha vela e minhas flores. Fiz minha oração de casa mesmo", contou um devoto, que tentou ir bem cedinho na esperança de evitar aglomerações. 


A Capela não terá missa aberta ao público, mas ficará aberta para receber os devotos, que só podem entrar usando máscaras, como está sendo recomendado pelo Ministério da Saúde, na tentativa de evitar uma rápida circulação do Coronavírus. 
Vale lembrar que muitas igrejas optaram por não abrir e vão transmitir missas pelas redes sociais. 


Confira a programação: 


Capela de São Jorge, no bairro Lindo Parque, que transmitirá às 15h; a Capela de Nossa Senhora de Fátima; no bairro de Fátima de onde o Padre João Cláudio transmitirá às 16h e a Capela pertencente a Paróquia de São João Batista, em Araruama, que realizará a missa às 19h.


Já a paróquia de São Judas Tadeu optou pela Santa Missa de São Jorge sem público, sendo transmitida somente pela SJT WebTv. No entanto, a capela ficará aberta das 6h até 12h para visitações e orações. A paróquia solicita que os fiéis que comparecerem, estejam com máscaras, de acordo com o decreto municipal.


A história do Santo Guerreiro


Guarda pessoal de Diocleciano, imperador responsável pela última e mais violenta perseguição aos cristãos no Império Romano, Jorge da Capadócia renunciou à vida de soldado em nome da fé em Cristo, acabou preso e virou mártir.
Segundo conta a história, Jorge da Capadócia morreu decapitado em 23 de abril de 303, daí esse ser, até hoje, o Dia de São Jorge. 


Com o sincretismo, do catolicismo às religiões de matriz africana, São Jorge corresponde a Ogum, o santo da guerra, por isso a expressão tão conhecida de Santo Guerreiro. A lenda de que o santo mora na Lua pode ter raízes brasileiras. Na Umbanda, por exemplo, esse orixá tem energia

Matérias Relacionadas