Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Coronavírus: Conselho debate ideia de presos infectados ficarem em contêiners

São cerca de 154 casos de suspeitos da doença nas prisões

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de abril de 2020 - 08:00
Prisões no país registram dois óbitos pelo Covid-19, um caso ocorreu no Rio e outro em São Paulo
Prisões no país registram dois óbitos pelo Covid-19, um caso ocorreu no Rio e outro em São Paulo -

O número de casos de infectados por coronavírus no sistema prisional brasileiro já registrou cerca de 60 pacientes infectados, dois mortos e outros 154 casos suspeitos. Diante disso, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, informou que deseja que os presos infectados pelo Covid-19 sejam isolados em contêineres para evitar a contaminação de outras pessoas. Vale lembrar que em São Paulo, por exemplo, os novos presos do sistema prisional ficam de quarentena por um tempo antes de conhecerem as outras pessoas, mas, segundo a SAP, isso já ocorria antes da pandemia.

A ideia ainda será discutida pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) através de uma reunião que ocorrerá hoje (22), mas, segundo nota do Depen, a medida ajudaria em uma divisão dos novos presos em dois grupos: os que precisam de ajuda e necessitam de cuidados médicos e os presos sintomáticos, por isso, o sistema pede que a CNPCP avalie o novo método proposto.

"As estruturas provisórias poderiam ser similares a dos hospitais de campanha, com pré-moldados, barracas de campanha e até mesmo na forma de contêineres habitacionais climatizados, muito utilizados há vários anos na construção civil", informou a nota do Depen.

Matérias Relacionadas