Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Estudo diz que quarentena contra coronavírus pode continuar até 2024

O coronavírus pode se desenvolver em qualquer estação do ano

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de abril de 2020 - 11:50
A pandemia do coronavírus pode continuar a se desenvolver por mais alguns anos
A pandemia do coronavírus pode continuar a se desenvolver por mais alguns anos -

Um estudo organizado por cientistas buscou entender quando as pessoas poderão deixar a quarentena, após desenvolverem imunidade contra o Covid-19, o novo vírus causador do coronavírus, e o resultado foi pior do que o esperado.

Segundo o estudo do especialista Dr. Atila Iamarino, com uma ideia de imunidade para quem já contraiu o vírus, os países de primeiro mundo (onde os hospitais possuem diversos leitos de UTI) só poderão deixar de aplicar o isolamento social a partir de maio de 2021 com um relaxamento gradual até maio de 2022. Já em outros países, o vírus pode continuar sendo uma situação e causando o isolamento social até 2024.

“O que aceleraria o processo de uma forma não catastrófica seriam novos tratamentos e ampliação na capacidade de leitos”, conta Atila.

Com imunidade permanente, isto é, uma pessoa que já pegou o vírus não pode se contaminar mais uma vez, o coronavírus deve desaparecer em cinco anos, no entanto, caso o Covid-19 não tenha como característica essa imunidade, o vírus pode continuar por mais tempo no mundo.

“Ainda não sabemos qual é o caso (de recontaminação), e o próprio estudo recomenda testes de imunidade das pessoas para saber melhor”, disse o doutor  Atila Iamarino para a Science Magazine.

De acordo com os pesquisadores do projeto, o coronavírus pode se desenvolver em qualquer estação do ano, seja no frio ou no calor. “Manaus (AM) é quente e úmida, mas já tem um colapso no sistema de saúde”, afirmou o cientista que analisou o Covid-19 e seu desenvolvimento na Região Norte do país.

Matérias Relacionadas