Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down Euro down
Search

Prefeitura do Rio usará drones para alertar a população sobre a quarentena

Todas as ações do drone serão transmitidas ao vivo para prefeitura

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de abril de 2020 - 08:50
Prefeitura usará drone para alertar população
Prefeitura usará drone para alertar população -

A Prefeitura do Rio resolveu utilizar um drone com alto-falante para sobrevoar a cidade e alertar a população sobre a importância da quarentena. A novidade começará a se implementada nesta quarta-feira (15) e foi feita em conjunto com a IplanRio, da Casa Civil e do Centro de Operações.

O novo projeto vai alertar a população para que permaneça em casa e, caso tenham que sair por alguma razão, que evite aglomerações e mantenha uma distância de pelo menos dois metros de uma outra pessoa.

Além disso, a Prefeitura, em parceria com a operadora de celular TIM, vai detectar através de câmeras do município e sinais de celulares pontos com aglomeração. Caso seja identificada uma aglomeração em áreas públicas, o drone será enviado para realizar os alertas e recomendar mais uma vez as dicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se prevenir do Covid-19. Também terá início o Disk Aglomeração, que poderá receber chamadas de denúncia da situação.

"Vamos usar um drone que tem um alto-falante. Ele vai levar uma mensagem às pessoas e avisar: por favor, voltem para casa. Não permaneçam em aglomeração, tem risco", informou Marcelo Crivella, o prefeito do Rio, ao anunciar a nova medida.

Todas as ações do drone serão transmitidas em tempo real para dois lugares: a base do Riocentro, no Gabinete da Prefeitura do cidade, e o Centro de Operações, em Cidade Nova.

Matérias Relacionadas