Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

População usa as redes sociais para cobrar aparição do prefeito de São Gonçalo

Veja entrevista exclusiva concedida à O SÃO GONÇALO por e-mail

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de abril de 2020 - 15:35
Imagem ilustrativa da imagem População usa as redes sociais para cobrar aparição do prefeito de São Gonçalo

A população de São Gonçalo está usando as redes sociais para cobrar uma aparição do prefeito José Luiz Nanci durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a maioria das críticas contra o chefe do executivo, Nanci não tem dado as caras para instruir os residentes da cidade durante a quarentena e nem para fazer valer as regras de seus decretos.

Em uma das publicações, um morador da cidade usa da ironia para questionar se Nanci já assumiu o seu cargo, o que aconteceu em 1º de janeiro de 2017.

"Amigo, o prefeito de São Gonçalo já assumiu o cargo?", escreveu.

Em uma outra postagem, uma mulher critica o descaso do prefeito, que segundo ela, está desaparecido.

"Falando em prefeito, o de São Gonçalo, alguém sabe por onde anda ??? Sério, o cúmulo do absurdo o descaso".

Em outras tantas publicações, os moradores de São Gonçalo focam na pandemia do novo coronavírus e se questionam o motivo de o prefeito não aparecer para orientar seus eleitores.

"Juro que tento entender qual a utilidade do prefeito em São Gonçalo. Pu** me*** tá tudo aberto la, as pessoas tão na rua, comércio funcionando de boas... que isso gente (sic)", escreveu uma mulher.

Seguindo na mesma linha, um homem escreveu: "Cadê o prefeito de São Gonçalo/RJ? As pessoas estão nas ruas, filas, tumulto no Alcântara e a prefeitura não toma providências...".

O SÃO GONÇALO entrou em contato com a Prefeitura solicitando respostas para os principais questionamentos da população, incluindo o pedido de um vídeo em que o prefeito falasse. 

Abaixo, a entrevista concedida por e-mail:

O SÃO GONÇALO - Após a confirmação dos primeiro óbitos de moradores do município pela doença, qual o posicionamento do governo municipal para intensificar as ações de prevenção?

 Prefeitura Inauguramos segunda o Centro de Triagem para Coronavírus com pronto atendimento ; sanitização da cidade com motos com a utilização do quartenário de amônia de 5ª geração com glicerina; sanitização de ambientes com equipamento costal; abertura do Hospital Luiz Palmier com atendimento hospitalar específico pra Coronavírus. Teremos 100 leitos, 40 de cti; suspensão das aulas; atendimento aos moradores em situação de rua com vacina da influenza e acolhimento no Centropop; trabalho de fiscalização feito pela vigilância sanitária e fiscalização de posturas aos comércios para que cumpram o decreto de fechamento. E na divulgação, o  site especializado, rádios comunitárias, carros de som, sirenes da defesa civil e telão de led com informativos para que a população permaneça em casa. 

OSG Há previsão de início de testagem em massa no município?

Prefeitura - Estamos há dez dias tentando comprar os testes mas o material está em falta no mercado. Diversos outros municípios também estão tentando comprar. Esse material vem da China e até a rota de chegada tem que ser pensada para que de fato chegue em nossas mãos. 

OSG - "Os resultados dos testes demoram tanto que o paciente vai a óbito sem confirmar o contágio em tempo hábil". Essa informação é verdadeira? O que está sendo feito no sentido de acelerar o resultado dos testes? E há quantos testes disponíveis atualmente para o município?

Prefeitura - Os testes são enviados pelo Estado através do Lacen. A questão do resultado também é com eles. Existe muita demanda e pouca mão de obra. 

OSG - Há denúncias de comércios não essenciais que  ainda seguem abertos normalmente. Quais ações da Guarda neste sentido de evitar aglomerações durante o período de isolamento social ? 

Prefeitura - Multa e fechamento de estabelecimentos.

OSG - Os hospitais de referência estão equipados com respiradores em quantidade suficiente para atender os mais de 1 milhão de habitantes ? Há uma média de quantos de aparelhos ?

Prefeitura - Justamente para não haver um colapso da rede de saúde, que é necessário que as pessoas permaneçam em casa respeitando a quarentena. Não temos 1 milhão de leitos. Não estamos medindo esforços para aumentar o numero de leitos, mas cada um deve fazer sua parte. De fato, por recomendação do Ministério da Saúde, cancelamos consultas, cirurgias, vacinas, para não ter aglomeração.

Sobre o número de leitos atualmente:

UPA NOVA CIDADE - 15 leitos, sendo 2 deles de isolamento para o Coronavírus;

UPA PACHECO - 12 leitos, sendo 2 deles de isolamento para o coronavírus;

HOSPITAL LUIZ PALMIER (HLP)- Os pacientes da unidade foram transferidas para um novo hospital que foi requisitado pela prefeitura, para que o HLP funcione como referência de internação hospitalar somente para o Coronavírus - 100 leitos total, sendo 40 de cti.

HOSPITAL DE CAMPANHA DO ESTADO - O Estado divulgou que seriam 200 leitos, sendo 40 para cti.

PRONTO SOCORRO CENTRAL - 17 Cti para coronavírus e 10 de enfermaria para coronavírus.

HOSPITAL DAS FREIRAS em Alagoinha -  19 cti e 35 enfermarias.

Matérias Relacionadas