Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Painel RIO COVID-19 terá gráfico com projeção de casos do novo coronavírus

Plataforma alcançou 1 milhão de acessos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de abril de 2020 - 08:10
O Painel Rio Covid- 19 passará a divulgar a taxa de incidência e a série histórica de casos
O Painel Rio Covid- 19 passará a divulgar a taxa de incidência e a série histórica de casos -

Lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 21 de março, o Painel Rio Covid-19 terá, a partir desta semana, um novo dado para ser consultado: um gráfico com a projeção de casos de coronavírus em toda a cidade.

A plataforma – que alcançou neste domingo (12/04) um milhão de acessos – usará as informações analisadas por pesquisadores da UFRJ e UERJ para mostrar como será a evolução da doença.

" Toda nova informação será útil para adotarmos, após análise em nosso Gabinete de Crise contra a Covid-19, medidas que contenham a intensidade da transmissão do vírus", disse o prefeito Marcelo Crivella.

Histórico de pessoas recuperadas

Além disso, o Painel Rio Covid- 19 passará a divulgar a taxa de incidência e a série histórica de casos de pessoas que se recuperaram após terem contraído o vírus.

A Secretaria municipal de Saúde também estuda mostrar o avanço da doença em percentuais para explicar a velocidade da curva de casos confirmados da doença e o histórico do crescimento das internações nos hospitais da rede municipal.

Informação é fundamental

Com uma média de 45 mil acessos diários, o serviço permite à população, imprensa e aos especialistas acompanharem diariamente o desempenho do coronavírus na capital fluminense.

São disponibilizadas informações sobre número de casos e óbitos confirmados por bairros e regiões da cidade, além do perfil das pessoas infectadas e os principais sintomas apresentados pelos pacientes. Os dados mostram que, dos 160 bairros do Rio, 143 já registraram casos da Covid-19.

Entre as modificações do Painel Rio Covid-19 realizadas pela equipe da subsecretaria de Atenção Primária da SMS, estão o mapa de casos confirmados por área programática da Saúde, indicador de letalidade por 100 mil habitantes, evolução dos casos e internações na rede municipal e o número de pessoas consideradas recuperadas, além do número de mortes por bairros.

"Essas mudanças visam a dar mais transparência para a população e permitir outras análises pela comunidade científica no enfrentamento à pandemia. Usamos exemplos mundiais e fomos aperfeiçoando a ferramenta para a realidade do município", destacou Leonardo El Warrak, subscretário de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe responsável pelo painel faz diariamente a checagem dos dados com a Vigilância em Saúde, inserindo as notificações no banco de dados , com a evolução desde o primeiro registro de caso confirmado no Rio de Janeiro, localidades, gênero e faixa etária dos infectados.

Matérias Relacionadas