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Páscoa: Associação de Supermercados do Rio de Janeiro espera queda de até 15% nas vendas

Nas últimas três semanas, houve uma queda de até 35% no movimento de pessoas nos supermercados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de abril de 2020 - 16:18
Imagem ilustrativa da imagem Páscoa: Associação de Supermercados do Rio de Janeiro espera queda de até 15% nas vendas

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), espera queda de cerca de 15% nas vendas de produtos para a Páscoa, em relação ao ano passado.

A expectativa antes da pandemia era de um crescimento entre 6 e 10%, porém havia ainda um quadro de aumento considerável no câmbio, nem as definições de quarentena com fechamento de muitas lojas de varejo e redução de movimentação de indivíduos e logística de abastecimento.

As negociações de Páscoa costumam ser feitas pelas redes de supermercados no final do ano anterior e início do ano. "O volume comprado por muitos pode ter sido maior do que será vendido nesta Páscoa, porém lembramos que a maior parte das redes de varejo que vendem esses produtos não estão abertas, ou seja, a compra irá se concentrar nos supermercados que estão fazendo um trabalho incansável para garantir todos os itens dessa época", explica o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

Além dos chocolates e ovos de páscoa, normalmente estão entre os itens mais procurados nesta época os peixes congelados, azeites e o bacalhau. Neste ano os produtos de Páscoa devem ter uma queda de até 15% nas vendas.

Devido à baixa procura pelos ovos de chocolate, as indústrias fizeram a rebaixa no preço dos ovos de Páscoa duas semanas antes do feriado, o que é comum acontecer apenas na semana ou depois da data.

Movimento na quarentena

Nas últimas três semanas, entre os dias 17 de março e 06 de abril, houve uma queda de até 35% no movimento de pessoas nos supermercados, ao comparar a semana atual com as duas primeiras semanas do início do isolamento social.

Apesar da redução de clientes nas lojas, a ASSERJ registrou um pico de até 24% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior em algumas redes associadas. O motivo foi a corrida aos supermercados, logo no início da quarentena. Para o mês de abril a tendência é de queda no movimento.

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