Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Mesmo com pedido de isolamento, comércio irregular é livre no Alcântara

Bancas de peixe foram instaladas embaixo do viaduto

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de abril de 2020 - 10:53
Peixaria a céu aberto e sem fiscalização
Peixaria a céu aberto e sem fiscalização -

Por Ana Carolina Moraes*

O Alcântara é considerado um dos maiores bairros comerciais de São Gonçalo. São inúmeras as pessoas que circulam pelo bairro cotidianamente. Mas, mesmo com a ordem de fechamento dos estabelecimentos durante a pandemia do coronavírus, decretada pelos órgãos municipais e estaduais, o centro comercial continua seu funcionamento mesmo sem autorização até esta quinta-feira (09).

Mesmo com a maioria dos estabelecimentos fechados, como shoppings, o comércio irregular atua sem fiscalização. E nesse momento com a aproximação do feriado da Semana Santa, o que chama atenção são as peixarias ao ar livre, montadas embaixo do viaduto entre as Ruas Jovelino de Oliveira Viana e Manoel João Gonçalves.  

"Tudo bem que precisamos sair para resolver questões essenciais, como ir ao banco, mas não tem nenhuma fiscalização nos locais. A peixaria funciona normalmente. As pessoas acham que não vão pegar a doença", afirmou um morador. 

Além disso, vale lembrar que os peixes ficam expostos ao ar livre, onde todos podem tossir e tocar nos alimentos, que, dessa forma, pode contaminar as pessoas com o Covid-19.

"A higienização do local se mostra precária e desrespeita diversas normas da Organização Mundial da Saúde para prevenir a proliferação do coronavírus", reclamou o morador.

Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo registrou, até a última quarta-feira (08), cerca de 45 casos confirmados de coronavírus e três mortes de pacientes por causa da doença. Além disso, existem 1541 casos notificados, sendo 1337 suspeitos e outros 159 já descartados.

Bancos 

Em São Gonçalo, são inúmeras as filas para conseguir ter acesso à agências bancárias. Com horários reduzidos, as agências funcionam das 10h até às 14h, por causa da pandemia e atendem com um número de pessoal reduzido, não atendendo sempre aos pedidos de todos que estão na fila. 

Vale lembrar que a Organização Mundial Saúde (OMS) recomenda que todos fiquem em isolamento social em suas casas e evitem ao máximo as aglomerações, para, dessa forma, se prevenir contra o coronavírus. 

Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que " as equipes de Posturas, Guarda Municipal e PMERJ estão no local coibindo as vendas. 

Sobre as filas de bancos, a equipe da Vigilância Sanitária já visitou todos os bancos da cidade, nos últimos 15 dias, orientando os funcionários sobre formas de receber a população e verificando os atendimentos. A equipe continua nas ruas coibindo esta situação". 

Para conferir mais matérias sobre o assunto, acesse:

População de São Gonçalo não respeita quarentena e lota ruas da cidade

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas